metropoles.com

GDF faz maior nomeação de uma só vez: 3.184 servidores para Educação

Ao todo, mais de 800 escolas serão beneficiadas em diversas regiões administrativas, principalmente onde há maior carência de profissionais

Hugo Barreto/ Metrópoles
Imagem colorida - GDF nomeia mais de 3 mil servidores para Secretaria de Educação - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - GDF nomeia mais de 3 mil servidores para Secretaria de Educação - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

atualizado

Na última sexta-feira (14/6), o Governo do Distrito Federal (GDF) nomeou 3.442 novos servidores para a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Trata-se da maior nomeação de uma só vez promovida no DF, contemplando 3.184 professores – sendo 80 pedagogos, 258 gestores e diversos outros profissionais.

Durante a cerimônia de nomeação, Jaqueline Santos, representante da Comissão dos Aprovados SEEDF, destacou a importância da iniciativa. “Foi muita gente trabalhando para que a maior nomeação da história do Distrito Federal fosse para a Secretaria de Educação. A rede de ensino recebe profissionais muito bem preparados.” 

Na primeira fileira da plateia, Maria Francisca Vieira, de 33 anos, carregava a filha nos braços nesse momento tão especial. Após 10 anos de preparação, a pedagoga está na lista dos novos servidores. Para ela, a nomeação significa um futuro seguro e feliz para a família. 

“É uma mistura de emoções. Fico lembrando de tudo que eu passei, minha história, trajetória e tudo o que precisei abrir mão. Hoje eu me sinto feliz e emocionada ao mesmo tempo”, afirma. 

Os professores serão distribuídos entre mais de 800 escolas localizadas em todas as regiões administrativas. De acordo com a Secretaria de Educação, há maior carência de profissionais nas regiões de Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, Paranoá e Santa Maria.

A pedagoga Maria Francisca Vieira com a filha nos braços na cerimônia de nomeação

Já Lorena Kelly Ramos, de 30, assumirá o cargo de gestora em serviço social, o que cumpre uma das metas do Plano Distrital de Educação (PDE) e a Lei nº 13.935, que prevê serviços de psicologia e de serviço social nas escolas públicas do DF.

Ela já trabalha como professora substituta na Escola Classe 6 de Samambaia Norte e reconhece a importância da área de atuação na rede de ensino do Distrito Federal. 

“Profissionais de psicologia e de serviço social são fundamentais para todas as escolas, já que trabalhamos com crianças em situação de vulnerabilidade social, em casos em que os profissionais podem contribuir, principalmente, no que diz respeito à questão de evasão e abandono escolar. A gente vem preparado nesse sentido.”

Lorena Kelly Ramos, nomeada como gestora em serviço social

Lorena Kelly Ramos assumirá o cargo de gestora em serviço social

O último concurso da pasta foi homologado em julho do ano passado e já havia nomeado todos os profissionais imediatos previstos no edital – 776 professores, 20 orientadores e 16 gestores. 

A nova nomeação só foi permitida por causa de uma alteração aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal que abriu espaço no orçamento para as contratações de professores, orientadores e gestores em políticas públicas e gestão educacional. 

Agora, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas do DF trabalha em um novo concurso para compor vagas, como as de analista, que não foram contempladas no edital, além da educação profissional.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?