metropoles.com

Fornecimento de energia no DF entra para os 10 melhores do Brasil

Levantamento considera indicador regulado pela Aneel que afere a média de tempo em que o consumidor fica sem energia

Divulgação
Fotografia colorida mostrando caminhão de empresa de distribuição de energia erguendo funcionário para mexer em poste de luz-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando caminhão de empresa de distribuição de energia erguendo funcionário para mexer em poste de luz-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

A média de tempo em que o consumidor do Distrito Federal ficou sem energia em 2022 reduziu em 25% em relação ao ano anterior. Essa é a maior diminuição registrada entre as distribuidoras de energia brasileiras, responsáveis pelo atendimento a mais de 400 mil clientes.

A expressiva redução do indicador conhecido como DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) posicionou o DF entre as 10 regiões que possuem o restabelecimento de energia mais rápido do país. As empresas que performam os melhores resultados estão localizadas, na maioria, em cidades do interior de São Paulo.

Em 2020 e 2021, o DF ocupava a 11ª e a 13ª posição, respectivamente, entre as 29 empresas de distribuição de energia do setor no Brasil. Em 2022, a posição da capital federal passou a ser a 8ª. Essa melhoria está ligada aos investimentos em tecnologia e expansão de redes promovidos pela Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no Distrito Federal.

Desde que assumiu a concessão da CEB Distribuição (CEB-D), a empresa investiu R$ 530 milhões em menos de dois anos. Esse valor significa cinco vezes mais do que o investido anteriormente por ano. Além dos investimentos robustos, desataca-se o modelo de gestão adotado pelo grupo. Importante destacar que a CEB Ipes ainda é a responsável pela iluminação pública de todo o DF.

“O trabalho desenvolvido pelo nosso time no Distrito Federal está proporcionando aos nossos clientes uma prestação de serviços com um nível de qualidade histórico para a capital federal. É possível dizer que, em média, cada cliente teve fornecimento de energia de forma contínua em 99,92% do tempo no ano de 2022”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia em Brasília.

“A Distribuidora se enquadrou nos parâmetros regulatórios da Aneel antes do previsto pelo plano de negócios, que seria no fim de 2023. O nosso objetivo é seguir com investimentos robustos e melhorar ainda mais a qualidade de energia para a população do DF”, acrescenta.

Melhora dos indicadores

Avaliando o desempenho por região administrativa, 80% dos clientes do Distrito Federal estão em áreas que tiveram melhoria nos indicadores de qualidade em 2022, evidenciando o aprimoramento do serviço em praticamente todo o DF.

Essa percepção foi sentida pelo aposentado Nilton Pereira, morador do Guará. “A falta de energia diminuiu bastante aqui na minha casa, principalmente duramente as fortes chuvas. As quedas eram frequentes e duravam horas. Hoje, quando falta luz, volta bem mais rápido”, afirma.

Em relação ao indicador chamado FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que mensura a quantidade de interrupções que cada consumidor sofreu em média, houve redução de 19%, em 2022. O FEC considera interrupções iguais ou superiores a três minutos.

Tecnologia

Uma das tecnologias utilizadas para diminuir o tempo que o cliente fica sem energia é o sistema de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês), que conta com equipamentos inteligentes que identificam e isolam trechos atingidos por eventuais problemas – muitas vezes fatores externos, como quedas de galhos de árvores por exemplo –, promovendo manobras de forma automatizada, sem necessidade da intervenção humana. Assim, o fornecimento pode ser restabelecido para o maior número possível de clientes em até 60 segundos.

Em 2022, a Neoenergia instalou 274 equipamentos religadores e 71 sistemas de self healing em toda a capital federal. Como os indicadores DEC e FEC aferem a qualidade na rede, a ampliação do self healing é um dos principais fatores que refletem nessa redução. 

Instagram
Twitter
Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?