atualizado
Uma rivalidade com mais de 100 anos de história. Flamengo e Santos já protagonizaram diversos momentos de emoção nos gramados do país. Os clubes já decidiram campeonatos, realizaram confrontos recheados de gols e disputaram duelos que marcaram a memória dos fãs do esporte.
Selecionamos cinco partidas históricas para você já se aquecer para o superjogo de 1º de novembro, que o Metrópoles Sports, braço de eventos esportivos do Grupo Metrópoles, realizará na Arena BRB Mané Garrincha. O duelo promete ser eletrizante, já que o time da Gávea segue de olho no topo da tabela, enquanto o Peixe luta para se afastar da zona de rebaixamento.
O clássico Flamengo e Santos é válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e será a terceira partida do time rubro-negro promovida pelo Metrópoles Sports este ano. O evento do dia 1º/11 tem patrocínio do Banco BRB, da Allrede e do Sesc-DF.
Final do Brasileirão (1983)
Na decisão, o Peixe saiu na frente, vencendo no Pacaembu por 2 a 1. Mas, no Maracanã, diante de 155.253 torcedores (recorde da história da competição), o Flamengo fez 3 a 0, com gols de Zico, Leandro e Adílio. Um timaço que marcou gerações.
Decisão da Taça Brasil (1964)
Tido como uma das melhores equipes da história do futebol, o Santos de 1964 chegou à final da Taça Brasil (equivalente ao Brasileirão) com muito favoritismo. No primeiro jogo, na Vila Belmiro, venceu o rival por 4 a 1, com direito a 3 gols do Rei Pelé e um de Coutinho. No Maracanã, os santistas seguraram o empate por 0 a 0.
Final do Torneio Rio-São Paulo (1997)
De um lado, a dupla de ataque rubro-negra composta por Romário e Sávio. Do outro, craques como o goleiro Zetti e o zagueiro Ronaldão. No primeiro jogo, no Morumbi, o Santos venceu por 2 a 1. Dois dias depois, no jogo de volta em um Maracanã lotado com quase 70 mil pessoas, o Peixe voltou a conquistar uma taça importante após amargar uma seca de 13 anos sem títulos.
Ronaldinho Gaúcho x Neymar (2011)
Uma das partidas mais marcantes na história entre os clubes, curiosamente, não consagrou nenhum campeão. Enquanto o Flamengo tinha Ronaldinho Gaúcho, Borges e Tiago Neves, o Santos contava com craques como Neymar, Ganso e Elano. Após sair perdendo por 3 a 0, o Flamengo buscou o empate duas vezes e conseguiu a virada dentro da Vila Belmiro. O Bruxo marcou três vezes, enquanto Ney fez dois – um deles, um golaço.
Quartas de finais do Brasileiro (1982)
Dono de um timaço formado por Júnior, Adílio, Zico, Carpegiani, Nunes, Raul, Mozer e outros, o Flamengo enfrentou o Santos, que tinha a vantagem de dois empates. Na primeira partida, diante de 65 mil torcedores no Morumbi, a equipe rubro-negra venceu por 2 a 1 com gols de Tita e Marinho. Na volta, o empate por 1 a 1 garantiu a classificação para a semifinal.
Flamengo x Santos
Data: 1º de novembro de 2023
Horário: 20h
Local: Arena BRB Mané Garrincha
Ingressos: Metrópoles Sports
Quem for ao estádio deve ficar atento aos itens que são proibidos: sinalizadores, protetor bucal, artefatos explosivos, capacete, garrafas, copos e similares, guarda-chuva, carrinho de bebê, frascos de perfume, bandeiras maiores que 2x2m, tudo que caracterize manifestação de caráter político, cigarros, vapers, cigarros eletrônicos e isqueiros.