atualizado
Apesar do calorão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas fortes e rajadas de ventos na capital federal. E para se preparar, a Neoenergia, distribuidora de energia de Brasília (DF), anunciou que reforçou as equipes da empresa em 100% para atuar na operação. Com o potencial aumento no número de ocorrências por falta de energia nesta época do ano, devido às fortes chuvas, raios e ventos que danificam a rede elétrica, a empresa dobrou o efetivo de engenheiros, técnicos e eletricistas para atenderem com celeridade os clientes afetados.
Somente no mês de setembro, quase 8 mil raios caíram na capital federal durante o período chuvoso, e foram os responsáveis por várias falhas na rede elétrica. “Em contato com a rede de energia, os raios podem danificar os cabos e causar rompimentos, além de provocar variação de tensão na energia que abastece residências e comércios, podendo ocasionar a queima de equipamentos”, explica Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Mas não são só os raios que prejudicam o fornecimento de energia durante as chuvas no DF e em todo Brasil, outros fatores também podem impactar. Durante as últimas chuvas, foram registrados ventos de até 55 km/h, que causaram interrupções pontuais de energia.
“Objetos projetados na rede durante rajadas de ventos, linhas de pipas e granizo também são fatores que podem danificar severamente a rede elétrica em todo país, ocasionando interrupções de energia.”
Marcos Madureira, presidente da Abradee
As equipes da Neoenergia já estão atuando em esquema de reforço nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI) da empresa para o atendimento das solicitações emergenciais registradas.
Também houve reforço no efetivo para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica. Os clientes podem se comunicar com a empresa pelo telefone 116, WhatsApp, aplicativo Neoenergia Brasília (Android e IOS) e pela Agência Virtual.
Investimentos
Para reforçar e modernizar a rede elétrica, principalmente para o período de chuvas, a Neoenergia investiu mais de R$ 700 milhões desde que chegou à capital federal, em março de 2021.
Como resultado, nos últimos 12 meses, até setembro de 2023, quando comparado com o período anterior, a distribuidora registrou uma queda de 21% na duração das interrupções de energia. Em relação à quantidade de interrupções, houve redução de 22% em relação ao mesmo período. Todos esses números são públicos, apurados e auditados pela Aneel e estão disponíveis no site da Agência Reguladora.
“Seguimos com o compromisso de investir no desenvolvimento da capital federal e na melhoria contínua da qualidade de energia para nossos clientes. Principalmente, com todo reforço previsto para este período, quando ocorrem mais impactos na rede elétrica devido às fortes chuvas e ventos.”
Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília