Expert em marketing digital, Bruna Fernandes ensina a alavancar seu negócio
Investir em técnicas de marketing no atual contexto pode não só salvar a empresa, como fazê-lo prosperar. Aprenda com a Cria Lab
atualizado
Compartilhar notícia
Consumidores em casa, empresas de portas fechadas e faturamento em queda. Garantir a sobrevivência de negócios diante desse cenário de crise, provocado pela pandemia do novo coronavírus, tem sido um desafio para empresários de todo país. E uma oportunidade para quem atua com marketing digital.
Diante das restrições à abertura de alguns estabelecimentos comerciais e do comportamento do consumidor, ainda receoso em sair de casa, profissionais da área têm se destacado e percebido um crescimento na demanda.
É o caso da Cria Lab, laboratório de criação brasiliense focado em estratégias digitais e idealizado pela influenciadora digital Bruna Fernandes.
Com base nas projeções relacionadas a vendas on-line, em ascensão antes mesmo da Covid-19, e na própria experiência como empresária, ela lançou a empreitada em janeiro deste ano. À época, com apenas dois clientes. Sete meses depois, está trabalhando com lista de espera.
“Por menor que seja o negócio, os donos estão preocupados com o serviço, a folha de pagamento, as demais questões administrativas. A maioria não tem tempo e expertise para pensar em estratégias sólidas para as redes sociais e acabam negligenciando essa parte. Eu já tive uma loja de acessórios e senti essa ‘dor’ de ter que tomar conta de tudo e não conseguir, mesmo sendo influenciadora. Então, resolvi ajudar”.
Segundo dados da PwC Consultoria, os investimentos em publicidade digital devem subir de R$ 3 bilhões para 6 bilhões até 2023, o que representa um aumento de 50%. Não é difícil imaginar que, após um grande período de isolamento e de valorização da internet, esses números se tornem ainda mais expressivos.
Na avaliação de Bruna, a partir de agora, até mesmo companhias que não pensavam em investir em canais on-line terão de mudar suas estratégias em meio à explosão das lives, apps de exibição e edição de vídeos e novos hábitos dos consumidores, ancorados, sobretudo, em vendas on-line. “O marketing digital sem estratégia toma muito tempo e não gera resultado”, opina.
Para atrair tanto empresários quanto profissionais liberais, a comunicadora aposta em pacotes com escopos de trabalho definidos e valores bastante acessíveis, comparados aos praticados no mercado: a partir de R$ 500. “Queremos derrubar esse estigma de que marketing é algo apenas para empresa grande, e ajudar do micro ao macro empreendedor”.
Dicas nas redes sociais
Além dos serviços personalizados, o laboratório criativo compartilha conhecimento com quem tem interesse em se aventurar por conta própria, incluindo clientes que acessam o Cria Lab apenas para uma consultoria rápida.
No Instagram da marca, há dicas para tirar fotos melhores, organizar o feed e baixar os apps mais funcionais. No entanto, se a ideia é profissionalizar a comunicação da empresa, Bruna pede cautela. “Qualquer negócio tem a possibilidade de utilizar as ferramentas do marketing digital, mas excelentes resultados não são obtidos por qualquer um”, diz.
De acordo com a expert, não existe fórmula pronta e, sim, técnicas diferentes para cada objetivo e perfil de empreendedor.
Contar com um profissional nesse momento de incertezas econômicas pode significar a sobrevivência ou a falência de um negócio.
“São necessárias técnicas avançadas para aproximar empresa e cliente: copywriter, tráfego pago, gestão de redes sociais, marketing e influência, tecnologia para sites e apps. Não são medidas que se aprendem do dia para a noite”, conclui.