atualizado
A tecnologia está cada vez mais integrada a todos os aspectos da vida cotidiana, principalmente na hora de fazer compras. Assim, é muito comum que o consumidor pesquise a fundo sobre o que deseja e analise todas as características de um produto que lhe chamem a atenção pelo ambiente virtual. Porém, alguns bens ainda pedem por uma avaliação mais tradicional, como é o caso de imóveis.
E com a retomada da economia pós-pandemia, o setor imobiliário viu a volta dos stands de vendas como estratégia para mostrar novos espaços a potenciais clientes. Contudo, a sociedade mudou e esses locais também tiveram que se adaptar às novas tendências. Assim, passaram a incorporar tecnologia, sustentabilidade e versatilidade para melhorar a experiência das pessoas na hora de buscar por uma nova moradia.
Nesse cenário, a Terral Incorporadora – uma das maiores incorporadoras do Centro-Oeste com mais de 20 anos de atuação – acionou a Oceano Arquitetura para desenvolver o projeto de um stand que fosse mais do que apenas um local de vendas, que proporcionasse experiências positivas aos visitantes e à comunidade como um todo.
Os benefícios já começam na escolha do local, que era uma área abandonada. Nele, o projeto do stand da Terral Incorporadora foi desenvolvido para fazer parte de uma jornada da empresa com o cliente, que envolve diversos momentos atrelados à entretenimento e sustentabilidade.
“A experiência de compras é híbrida. Então, hoje nós tentamos aliar o entretenimento que é gerado pela gentileza urbana da praça, das quadras de beach tennis, do quiosque de coco, da academia ao ar livre que faremos em volta do espaço, com a experiência de venda de um apartamento”, explica Thalisson Mesquita, um dos sócios da Oceano Arquitetura.
“E lá dentro do stand, a gente faz toda a jornada do cliente que vai desde a imersão no mundo virtual até ele pegar na textura dos materiais, da cor que vai ser usada no apartamento dele. Então, ele faz toda a pesquisa on-line e já vai para o stand procurando esse toque, essa mistura de sentimentos”, acrescenta Thalisson. “Estamos projetando um novo jeito de comprar, menos impositivo e mais reativo.”
“A Oceano Arquitetura fez uma boa leitura das premissas do projeto, do conceito arquitetônico. Olharam também para os valores da empresa sobre um local com gentileza urbana, muito integrado à vizinhança. E captaram muito bem a ideia de um stand não como um local específico de vendas, mas como um local de experiências”, afirma Marcus Vinícius Viana, representante da Terral Incorporadora.
Dentro dessa ideia, o stand é baseado em seis elementos arquitetônicos:
Para Thalisson, um projeto arquitetônico de um stand de vendas deve levar em conta a funcionalidade, a estética, o conforto e a tecnologia com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra agradável e eficiente. Com isso, valorizando e transformando os lares em verdadeiros refúgios.
O stand está sendo montado ao lado da estação de metrô Águas Claras e, até setembro, será aberto ao público.