atualizado
Sabia que com R$ 100 reais é possível investir em 70 empresas da Bolsa de Valores ao mesmo tempo?
Neste episódio da websérie Comece Investindo, o financista Fabrizio Gueratto, do canal 1 Bilhao Educacao Financeira, dá as diretrizes de como fazer isso. Confira:
Tudo começa a partir do ETF. O financista explica que se trata de um fundo de investimento. No caso, um ETF é quando esse fundo reproduz um determinado índice. Por exemplo, o Ibovespa, o mais conhecido do país. “Se você colocar R$ 100 neste ETF, esse valor vai ficar distribuído por todas as ações que compõe o índice, no caso do exemplo, o Ibovespa. E é importante dizer que ele seguirá a mesma proporção do índice. Isso significa que terá peso grande nas ações de empresas mais expressivas, e menor, em empresas menores”, ensina o especialista.
Mas, por que o ETF é bom? Pois é possível diversificar bastante mesmo com pouco dinheiro.
E na prática funciona como?
Para investir em um ETF é necessário abrir uma conta em um banco, plataforma de investimentos ou corretora de valores e acessar o Home Broker, que é o sistema que permite o investidor acessar a Bolsa de Valores.
Dentro do Home Broker há os ETFs e cada um deles possui códigos próprios. Um dos mais famosos no Brasil é o BOVA11, que é exatamente o que investe nas ações que compõem o Ibovespa.