metropoles.com

Estudo Play e Britannica fortalecem uso da IA no ensino público

O intuito é desenvolver um ecossistema robusto de acesso a conteúdos de alta qualidade tanto para alunos quanto para professores

Estudo Play/Reprodução
Alunos de Minas Gerais - Estudo Play
1 de 1 Alunos de Minas Gerais - Estudo Play - Foto: Estudo Play/Reprodução

atualizado

Um ecossistema robusto de acesso a conteúdos com o uso de inteligência artificial (IA) no processo de aprendizagem. Esse é o sistema de ensino da editora Estudo Play, que, agora, fechou parceria com a Britannica Education, edtech do grupo da Enciclopédia. As duas empresas têm em comum o propósito de transformar a educação para levar aos estudantes do ensino público o que há de melhor em conteúdo de sala de aula.

A Britannica Education traz para o projeto duas plataformas: o Britannica Escola e o Britannica ImageQuest.

  • Britannica Escola: conhecimentos relacionados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que professores e alunos podem encontrar artigos, imagens e vídeos para implementar nos conteúdos.
  • Britannica ImageQuest: maior banco de imagens para uso educacional do mundo, com mais de 3 milhões de fotos e vídeos para estudantes e professores. Ideais para trabalhos escolares, por exemplo.

“Esperamos poder dar acesso a essa riqueza de conteúdo educacional ao maior número possível de professores e estudantes no Brasil”, afirma Felipe Piancó, CEO da editora Estudo Play.

Para selar a parceria, houve uma cerimônia este mês em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes os líderes da editora Estudo Play e o vice-presidente executivo da Britannica, Sal de Spirito.

2 imagens
Helber Vieira, Marcelo Zanon, Ana Luisa Bartholo, Felipe Piancó, Sal de Spirito, Solange Petrosino, Erik Anderson, Diego Regal e Marcio Canto marcaram presença no evento de parceria
1 de 2

Os diretores Felipe Piancó e Sal de Spirito assinaram acordo durante cerimônia de parceria

Estudo Play/Reprodução
2 de 2

Helber Vieira, Marcelo Zanon, Ana Luisa Bartholo, Felipe Piancó, Sal de Spirito, Solange Petrosino, Erik Anderson, Diego Regal e Marcio Canto marcaram presença no evento de parceria

Estudo Play/Reprodução

Entre as soluções da Estudo Play está a correção de redações com o uso de IA; inclusive, é possível corrigir mais de 600 mil textos de estudantes na rede estadual de Minas Gerais. Agora, as dificuldades identificadas pela inteligência artificial estarão associadas a conteúdos de aprendizagem da Estudo Play e da Britannica Education.

Isso permitirá à IA auxiliar na personalização das aprendizagens e também no apoio aos professores, com materiais pedagógicos mais alinhados às dificuldades dos estudantes.

“De um lado, os recursos da Britannica são essenciais para uma pesquisa qualificada por parte de alunos e preparação de aulas para professores. Por outro, a Estudo Play traz dados de diagnósticos de avaliações, e também material pedagógico que está diretamente associado à aprendizagem dos alunos”, explica o CEO.

Na prática

A parceria, que já vem sendo implementada na rede pública de Minas Gerais, une diferentes ferramentas educacionais.

Assim, a parceria traz inovação a partir do acordo de cooperação que busca uma maior integração entre as duas plataformas, de modo a facilitar o acesso tanto do estudante quanto do professor ao conteúdo.

A Inteligência Artificial, então, cria trilhas de estudo customizadas para cada aluno, apontando os pontos de melhoria e materiais para os estudantes. Entre os conteúdos, estão os artigos da base de conteúdo da Britannica.

Quanto aos professores, ganham mais qualidade e agilidade no planejamento das aulas porque passam a ter acesso facilitado ao conteúdo curado e customizado para a realidade de cada turma.

Parceria

A parceria entre as empresas foi motivada pela perspectiva inovadora.

Dessa forma, a Estudo Play reconhece a Britannica Educacional como uma das maiores empresas de produção de conteúdo digital. “Em uma era de fake news, ter um conteúdo curado e produzido por empresas respeitadas é cada vez mais importante”, sinaliza Piancó.

A Estudo Play também reconhece que o Grupo Britannica é pioneiro na inovação digital, por isso a associação guarda enorme sinergia em relação a aspectos tecnológicos e pedagógicos.

“Já tínhamos como parceiro a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a inteligência artificial, e, agora, estamos associados a uma das maiores empresas do mundo na área educacional, que também investe em digitalização da educação”, acrescenta o CEO.

Estudo Play

Enem MG | SiteInstagram | Facebook | YouTube

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?