metropoles.com

Escritórios Verdes da JBS passam a atender produtores de grãos

Programa, que desde 2021 apoia fazendeiros na adoção de práticas sustentáveis, já ajudou na regularização de 13 mil propriedades rurais

Divulgação
Fotografia colorida mostrando cinco pessoas em painel de congresso-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando cinco pessoas em painel de congresso-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

A atuação dos Escritórios Verdes, da JBS, será ampliada. Desde 2021, o programa fornece assistência técnica gratuita e serviços de extensão a fazendeiros que desejam melhorar o desempenho ambiental, com práticas sustentáveis e mais produtividade. A companhia passa a testar o novo formato do programa em estados onde não atua, como o Maranhão, e também entre produtores de grãos, anunciou Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil.

O anúncio ocorreu em 15 de novembro, durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão, no painel “Alimentando o próximo bilhão: um modelo para construir sistemas alimentares resilientes ao clima no sul global”.

A diretora da JBS abordou ainda a necessidade de pensar a agricultura, a pecuária e a floresta de forma sistêmica, para produzir mais nas áreas existentes e promover a recuperação de áreas degradadas.

A partir desse panorama, o Brasil tem aptidão para produzir muito mais, com as áreas já disponíveis para a atividade. “Temos a oportunidade no país de compensar as deficiências de produção, seja por conta da mudança climática ou produtividade das áreas, aumentando a produção nas mesmas áreas”, afirma Correia.

A regularização ambiental de propriedades rurais e o maior acesso à ciência e tecnologia para os produtores foram outros pontos abordados no painel.

“Quando a agroindústria assumiu o compromisso público para diminuição do desmatamento, o setor passou pela lógica de bloqueio de fornecedores irregulares. Porém, as empresas entenderam que o ciclo contínuo de bloqueio não terminaria de forma sustentável.”

Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil

Desde 2021, os Escritórios Verdes possibilitaram que 13 mil propriedades rurais fossem regularizadas e 5.000 hectares direcionados para recuperação florestal.

O programa tem atuação presencial em 20 unidades da JBS. Recentemente, a atuação foi ampliada para a versão virtual, permitindo atendimento em todo o país.

A diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil explicou que o programa vai além da regularização ambiental da propriedade rural e propicia acesso a tecnologias, informações e conhecimentos de gestão para os produtores em harmonia com o conceito de agricultura regenerativa, que promove a preservação dos recursos naturais.

Para a questão climática, aumentar o acesso a financiamentos ao agricultor, especialmente ao pequeno agricultor que se dedica à pecuária, é fundamental.

Segundo Correia, esse financiamento permite maior fôlego financeiro para uma atividade mais sustentável. “Para o produtor rural, o curto prazo é o Pix na conta hoje, para produzir amanhã”, ressalta Correia, que citou como uma possibilidade promissora a remuneração das unidades de preservação.

Moderado por Marcello Brito, secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, o painel contou também com André Guimarães, diretor-executivo do Ipam; Nathalie Walker, diretora de Florestas Tropicais e Agricultura na National Wildlife Federation; Marcelo Behar, senior advisor do CEBDS para a COP30; e Ana Paula da Silva, zootecnista e proprietária da Fazenda Cigana, de Campestre (MG), que participou remotamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?