atualizado
A rapidez com que os avanços tecnológicos têm transformado os padrões educacionais e aumentado as exigências para se formar cidadãos fora da caixa é um fenômeno já observado por instituições de ensino em todo o país. Muitas, inclusive as mais tradicionais, se preocupam em atualizar os currículos para estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais.
No Distrito Federal, a Escola Maria Montessori é uma das que aliam tradição e inovação, além de teoria e prática. A rotina das turmas, do Maternal I ao 7º ano, inclui atividades em amplas salas de aula, laboratórios, oficinas e um minizoológico – mantido em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A grande novidade da escola para 2023 serão as oficinas de educação financeira com módulos sobre empreendedorismo, tema de grande importância nos tempos atuais. O intuito é incentivar as crianças a tornarem-se adultos autônomos e capazes de administrar a própria vida financeira conscientemente, além de saberem tomar decisões mais criteriosas.
Inovação e aprendizado por meio da tecnologia
Em outros tempos, a escola significava um ambiente de educação apenas conteudista, mas, atualmente, interação e criatividade para estimular o pensamento crítico e as habilidades para dominar tecnologias são bases indispensáveis aos profissionais do futuro.
Nesse contexto, o projeto Mind Makers, oferecido pela Escola Maria Montessori, tem interessado pais. O método é aplicado com o uso de programação, inteligência artificial e internet das coisas. As atividades do dia a dia envolvem estratégias lúdicas e criativas para auxiliar no desenvolvimento de competências como confiança, persistência, colaboração mútua, capacidade de analisar dados e resolver problemas complexos com mais agilidade.
Contudo, é praticamente impossível estimular o aprendizado de tecnologia sem oferecer ensino de qualidade da língua inglesa. O inglês é a língua do mundo globalizado e é um idioma que facilita a comunicação entre diferentes culturas. Por isso, a escola fechou parceria com a Casa Thomas Jefferson.
Os docentes são capacitados na metodologia montessoriana para que ministrem o conteúdo da língua inglesa a partir do Jardim 1. Os alunos do Montessori Integral têm aulas de segunda a sexta-feira e os do turno regular, até três vezes por semana. O Espanhol é ministrado uma vez por semana, com as turmas do 6º e 7º anos.
Expansão gradual do Ensino Fundamental II
O Ensino Fundamental II vem sendo expandido na escola desde o início de 2022. O espaço atual de 30 mil m² receberá, nos próximos meses, um bloco exclusivo para acolher os alunos com laboratórios modernos e um grande local de convivência. Assim, as matrículas estarão abertas para o 7º ano em 2023; para o 8º, em 2024; e para o 9º, em 2025.
Para estimular a interação entre os alunos, a escola oferece atividades em sala de aula, nos auditórios e em laboratórios de ciências e informática. Além disso, os educadores promovem projetos pedagógicos focados na descoberta de conhecimentos, experimentos práticos e relatórios orais e escritos. No calendário escolar também estão inclusas ações para gerar incentivo e entusiasmo como saídas de campo, visitas a museus e exposições.
Método Montessori
Formar crianças e jovens vai muito além do que é transmitido em sala de aula. A proposta pedagógica do método montessoriano inclui formação de valores como ética, justiça, além de consciência social e ambiental, estimulando a autonomia e o conhecimento por meio da experimentação. A metodologia foi criada pela educadora italiana Maria Montessori – um dos maiores nomes da pedagogia no mundo – e o respeito às diferenças e à liberdade são princípios essenciais dela.
Nesse processo, o professor atua observando o trabalho do aluno e interferindo, apenas, quando é chamado ou quando percebe alguma dificuldade.
Grandes nomes da atualidade estudaram pelo método Montessori, como Mark Zuckerberg, Bill Gates e os fundadores do Google.
Escola Maria Montessori
Site | Instagram | Facebook |YouTube
Endereço: SGAS 913, Conjunto A, Brasília-DF
Telefone: (061) 3346-2733