atualizado
Pilar fundamental da sociedade, a educação está passando por transformações significativas no Brasil. O Congresso Nacional, por exemplo, vem discutindo uma nova reforma para o Ensino Médio.
Acompanhando esse cenário de mudanças e pensando na modernização do ensino, a Escola Eleva Brasília se prepara para expandir as operações com a abertura de turmas para o Ensino Médio a partir de 2025. A expansão inclui a oferta do currículo International Baccalaureate (IB) em conjunto com o currículo nacional.
“Desde o lançamento da Escola Eleva em Brasília, nosso objetivo sempre foi crescer junto com nossos alunos, expandindo o Ensino Médio à medida que eles avançassem de série. Com isso, vamos proporcionar ensino de alta qualidade com as duas opções.”
Paulo Moraes, Ceo da Inspired Education Group Brazil - grupo responsável pela Eleva
O grande diferencial do IB é poder proporcionar aos estudantes a possibilidade de ingressar em universidades como Harvard, Oxford e Cambridge, além de oferecer os certificados de Inglês (Língua ou Literatura) e eletivas como empreendedorismo, espanhol ou cinema.
Além disso, os alunos que optam pela metodologia IB ainda são incentivados a participar de pesquisas e também passam pela preparação para as avaliações nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Para a coordenadora do IB na unidade Urca (Rio de Janeiro), Michele Kaufmann, essa metodologia é uma oportunidade única, mesmo que o aluno não sonhe em morar fora do país.
“O maior objetivo do IB é formar pessoas que desejam ser eternos aprendizes. Isso fica marcado na trajetória dos jovens.”
Diretor da Eleva Brasília, Lucas Garcia também está convicto de que o Ensino Médio na instituição será um sucesso, pois a integração do IB com o currículo nacional expressa uma necessidade sentida no Brasil.
“O currículo da Eleva é muito forte, já comprovado nas outras unidades e que traz muito resultado. Oferecemos matérias que desenvolvem a sofisticação da escrita e o pensamento crítico que unem as exigências da educação brasileira com o melhor da educação internacional.”
Em Brasília, a abertura das turmas para o Ensino Médio será gradual. As matrículas para o 1º ano já estão abertas, as aulas têm início em fevereiro de 2025. As turmas do 2º e do 3º ano estão previstas para 2026 e 2027, respectivamente.
Em 2023, a Eleva contou com aprovações em oito faculdades internacionais, entre elas as universidades de Toronto, Chicago e Nova York. Além disso, os alunos também se destacaram nas aprovações nacionais e garantiram boas colocações na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na PUC-RJ e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pais aguardam com entusiasmo
Em 25 de junho, a Eleva Brasília promoveu um Talk Show para apresentar a nova proposta pedagógica do Ensino Médio. Mãe de uma aluna do 9º ano, a servidora pública Marília Monzilo está ansiosa com a transição da filha para a turma do primeiro ano.
Segundo ela, a proposta dos currículos nacional e internacional é atraente para uma formação acadêmica, profissional e pessoal.
“A expectativa é muito boa. Estou torcendo para que chegue 2025 e a gente veja tudo isso na prática”, ressalta. Segundo Marília, a filha ainda vive uma fase de indefinição e não sabe o que pretende cursar no futuro, mas já iniciou mentorias e tem trabalhado para desenvolver as habilidades em inglês.
Inspired Education Group
O grupo internacional é líder em escolas premium, com mais de 110 instituições localizadas nos seis continentes.
Em números absolutos, o grupo oferece excelência em educação para mais de 85 mil estudantes ao redor do mundo, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O trabalho do grupo é baseado em três pilares centrais: excelência acadêmica, esportes e artes cênicas.