Equipamentos fitness para ajudar nos exercícios e na musculação em casa
Com as academias fechadas é preciso buscar alternativas para manter a saúde em dia. O Metrópoles separou 22 itens para ajudar
atualizado
Compartilhar notícia
Antes mesmo do isolamento social, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontava que 47% da população brasileira não praticava o mínimo de exercícios físicos recomendável. Agora, com o fechamento das academias de ginástica e espaços esportivos, resistir ao sedentarismo durante a pandemia se tornou um grande e importante desafio.
De acordo com o professor de educação física e personal trainer Francisco Moura, é possível realizar inúmeros exercícios dentro de casa, independentemente do tamanho, estimulando o corpo e a mente. “Além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, o sono e o estresse, a atividade física tem papel essencial no fortalecimento do sistema imunológico. A prática também pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e da ansiedade”, aponta o profissional que atua há 17 anos no mercado de Brasília.
Atentos a isso, muitos tem investido em equipamentos práticos e viáveis para ajudar a manter a forma. Para ajudar, o Metrópoles separou 22 itens que podem aperfeiçoar as atividades e, até mesmo, para montar uma mini academia em casa (clique nas imagens ou nos preços para conferir mais).
Colchonetes e tapetes para se acomodar
Item fundamental para quem quer treinar em casa. Versátil, é útil para diversos exercícios, como flexões, abdominais, alongamentos e pranchas. Procure colchonetes confeccionados de PVC, TNT, EVA, espuma ou borracha, pois são materiais flexíveis, de fácil limpeza e confortáveis para realizar exercícios. Confira alguns modelos recomendados:
Colchonete de espuma e PVC
Tapete de EVA
Colchonete de EVA
Colchonete de TNT e emborrachado
Fitas e elásticos para se alongar
Do sedentário ao avançado, o alongamento é uma etapa nem sempre tão valorizada pelos praticantes, mas primordial para o bom funcionamento das articulações, para manter a postura, a flexibilidade e os músculos relaxados. Portanto, dedique um tempo a esse momento e veja os benefícios. Confira alguns acessórios que podem ajudar, como faixas e elásticos:
Kit de 5 faixas elásticas
Kit de 3 faixas elásticas
Rolo de exercício
Alça para alongamento
Pesos para puxar ferro
Aposente o saco de arroz! Em casa também dá para “puxar um ferrinho” e trabalhar os membros superiores, como peito e costas, e inferiores, como glúteos, abdutores e adutores. Separamos equipamentos que darão um up no treino:
Halter de 4kg
Kit tornozeleira de 4kg + 5kg
Medicine Ball de 6kg
Tornozeleira de 7kg
Halteres Kettlebell
Barra para halteres
Anilha de 4kg
Cordas e escadas para suar
Quem tem o objetivo de se exercitar em casa não pode deixar as atividades aeróbicas de lado. Para isso, não é necessário realizar grandes investimentos, como comprar bicicletas ergométricas ou esteiras. Basta uma escada de treinamento ou uma simples corda. Veja algumas boas opções:
Corda com rolamento
Escada para treinamento
Corda com rolamento
Aparelhos para abdominal
Para completar a lista, não podemos esquecer dos famosos (dolorosos, mas, necessários) exercícios abdominais. Separamos quatro aparelhos que podem ajudar na variação da série.
Rodinha
Prancha
Aparelho de abdominal
Elástico multi-exercícios