metropoles.com

Energy Summit reúne líderes globais e discute transição energética

Conferência teve como destaques a assinatura do PL da Transição Energética do Rio de Janeiro e o acordo entre Petrobras e governo do Rio

Rafael Fifito_CS Eventos
Fotografia colorida mostrando palestrantes em palco de evento com telão atrás-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando palestrantes em palco de evento com telão atrás-Metrópoles - Foto: Rafael Fifito_CS Eventos

atualizado

A primeira edição do Energy Summit, principal evento mundial de transição energética, promovido em parceria com a MIT Technology Review Brasil, contou com cerca de 10 mil pessoas na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, entre 17 e 19 de junho, para discutir os caminhos futuros da transição energética global.

Fotografia colorida mostrando palestrantes em palco de evento com público na frente-Metrópoles

No primeiro dia de evento foi realizada a EmTech Energy, conferência que focou em explorar e apresentar as mais recentes tecnologias que transformaram o ecossistema energético, além de explorar as últimas tendências e insights sobre energia, sustentabilidade corporativa e inovações tecnológicas.

Importantes nomes e representantes de diversos setores estiveram no EmTech, como:

  • Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO Global da MIT Technology Review, que apresentou a lista anual das “10 Tecnologias Inovadoras para 2024”
  • Ted Hu, gerente sênior de Licenciamento da MIT Technology Review
  • Page Crahan, gerente-geral do Google X e Tapestry
  • Hugo Leal, deputado federal (PSD-RJ) e ex-secretário de Energia e Economia Marítima do Rio de Janeiro
  • Robert Armstrong, editor-executivo do MIT Technology Review Brasil
  • Sergio Moro, senador (União Brasil-PR)

O governador fluminense, Claudio Castro (PL-RJ), foi uma das autoridades presentes, participando da abertura do segundo dia do evento, em que anunciou um novo Projeto de Lei instituindo a “Política Estadual de Transição Energética”. Segundo ele, “a nova política é um passo importante para alcançar um futuro mais sustentável para o Rio de Janeiro e para o Brasil”.

Fotografia colorida mostrando dois homens de terno assinando acordo-Metrópoles
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, e Felipe dos Santos Peixoto, secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, o governo do Rio e a Petrobras assinaram um “Acordo de Intenções”

Em conjunto com Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, e Felipe dos Santos Peixoto, secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, o governo do Rio e a Petrobras assinaram um “Acordo de Intenções” para a implantação de um projeto-piloto de Usina Eólica Offshore no estado. Esse acordo marca uma cooperação significativa entre a estatal e o governo estadual, atuando como parceiros no desenvolvimento do estudo para a possível implementação do projeto.

“Durante esses três dias, conseguimos reunir na Cidade das Artes as principais figuras do ecossistema energético global para definir as necessidades, oportunidades e caminhos que o Brasil deve seguir para assumir um papel de liderança no debate sobre transição energética.”

Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit

Pensado para ter conteúdo em cinco esferas diferentes (universidades, entidades governamentais, corporações, investidores e startups), o evento contou com a presença de mais de 80 CEOs e C-levels de grandes empresas, mais de 40 autoridades governamentais e mais de 20 professores e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior.

Além de Cláudio Castro, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participou do evento e destacou a posição de liderança do Paraná na produção de energia no Brasil –  o estado é responsável por 14% da energia gerada no país.

Outro importante destaque do evento foi o reconhecimento às iniciativas que estão acelerando o processo de transformação do segmento de Energia e ESG no Brasil, que ocorreu no terceiro dia de evento, com a entrega do prêmio Energy Summit Awards.

Os premiados foram:

  • Petrobras (categoria Corporações)
  • Copel (categoria Fundos de Investimento)
  • Pixforce (categoria Startups)
  • Projeto Libra 4.0 – Digital Twin (categoria Projetos de Pesquisa), financiado pelo Consórcio de Libra: Petrobras, Shell, Total Energies, CNODC e CNOOC

O Energy Summit também contou com masterclasses exclusivas, no segundo e no terceiro dia, que propunham conteúdos mais densos sobre a transição energética e discutiram como o ecossistema energético deve se preparar para o futuro. Entre os participantes estavam Cheryl Martin, ex-diretora da ARPA-E, e Eduardo Fracassi, embaixador da Iniciativa Climática ITBA.

André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, anunciou que um relatório de conclusão dos debates será elaborado. “Tudo que discutimos e observamos aqui no Energy Summit será compilado, e criaremos objetivos para os próximos 10 anos, com metas anuais.”

3 imagens
Encontro debateu caminhos futuros da transição energética global
O senador (União Brasil-PR) Sergio Moro foi um dos participantes
1 de 3

O evento contou com a presença de mais de 80 CEOs e C-levels de grandes empresas, mais de 40 autoridades governamentais e mais de 20 professores e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior

Rafael Fifito_CS Eventos
2 de 3

Encontro debateu caminhos futuros da transição energética global

Rafael Fifito_CS Eventos
3 de 3

O senador (União Brasil-PR) Sergio Moro foi um dos participantes

Rafael Fifito_CS Eventos

Energy Summit

O Energy Summit é um evento global e o ponto de conexão do ecossistema mundial que discute os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo. É um evento com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação de energia, setor estratégico e fundamental para o avanço do progresso mundial. O evento reuniu representantes de cinco esferas: governo, universidades, corporações, startups e investidores de risco para garantir a efetiva capacitação, elaboração e implementação do ecossistema no Rio de Janeiro.

Para saber mais, acesse o link

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?