atualizado
Se conectar com a natureza e ainda auxiliar as pequenas comunidades ribeirinhas no Norte da Bahia. Essa é a proposta da Emanar Biocosméticos, que há três anos disponibiliza produtos naturais feitos com insumos fornecidos pela agricultura familiar baiana. A marca conta com uma linha especial que engloba sabonetes com ervas, desodorante natural, óleos essenciais, difusores para ambientes, velas aromáticas, entre outros itens voltados para o bem-estar.
Segundo Ronaldo Carvalho da Silva, fundador da Emanar, a empresa visa movimentar a bioeconomia local com projetos de conservação ambiental. Como por exemplo, a preservação das nascentes do Rio Itapicuru, localizadas na cidade de Pindobaçu-Ba, através de produtos que levam em sua composição o óleo de babaçu.
“A região onde estão as nascentes, possui alta concentração de palmeiras de babaçu, que são derrubadas por não terem valor comercial. A nossa ideia é criar valor para que as pessoas não derrubem as árvores, utilizando a bioeconomia como estratégia para conservar as nascentes do Rio Itapicuru.”
Ronaldo Carvalho da Silva, fundador da Emanar Biocosméticos
De acordo com ele, a bacia hidrográfica deste rio abastece 55 cidades e 1,3 milhão de pessoas, o que corresponde a cerca de 7,57% da população baiana. O objetivo foi criar uma cadeia produtiva para o babaçu que é formada, na sua base, por pessoas que fazem a coleta e o processamento do babaçu.
Atualmente, esse trabalho é feito por uma associação de pequenas agricultoras que colhem o babaçu, retiram a amêndoa e extraem o óleo que é adquirido pela Emanar. Ao final, o insumo se transforma em produtos artesanais para o cabelo, como shampoo e condicionador sólidos, leave-in e óleo capilar. Tudo vegano e cruelty-free.
Sustentabilidade
Além do babaçu, a Emanar ainda aproveita a riqueza do azeite de dendê, do óleo de licuri e do cacau para compor os biocosméticos. “Adicionamos tecnologia, carinho e a vontade de oferecer os melhores produtos para que os nossos clientes tenham experiências únicas”, destaca o fundador da marca.
Ronaldo ainda reforça o compromisso com o meio ambiente ao utilizar embalagens biodegradáveis e alternativas mais sustentáveis. Em um ano, 12 mil garrafas plásticas foram tiradas de circulação com os produtos em barra, como os shampoos e condicionadores.
“Temos orgulho de incentivar o consumo consciente de produtos veganos, sustentáveis, sem crueldade animal e, que utilizam as propriedades nutritivas de vários ingredientes naturais inexplorados pelas grandes indústrias de cosméticos.”
Ronaldo Carvalho da Silva, fundador da Emanar Biocosméticos
Ver essa foto no Instagram
Emanar Biocosméticos
A Emanar surgiu a partir de uma ideia durante o doutorado de Ronaldo em Biotecnologia de Recursos Naturais, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde o início, o objetivo foi criar composições de excelência com ativos naturais que pudessem ser encontrados através da agricultura familiar.
Entre os produtos queridinhos e mais buscados pelos clientes está o sabonete de limpeza energética composto por arruda, sal grosso e alecrim, além do desodorante natural de lavanda e melaleuca que tem controle de odor por 12h.
A venda dos produtos é feita apenas on-line com entregas para todo o Brasil.