atualizado
Em homenagem às mulheres, o Metrópoles traz a terceira edição do “Elas Fazem a Diferença”. A websérie traz as histórias de mulheres que inspiram, pelas próprias histórias de vida, trajetórias profissionais e forma como transformam a realidade onde vivem.
O sexto episódio traz a história da executiva Lizete Ribeiro, a primeira mulher da família a liderar o Grupo Tauá Resorts. Há 27 anos na empresa, em 2024 ela assumiu como CEO e hoje comanda mais de 1.800 colaboradores e toda a rede de hoteis e resorts.
Ver esta publicação no Instagram
As mulheres ocuparam quase 40% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. Contudo, de acordo com pesquisa da FIA Business School, elas ainda estão sub-representadas no topo, apesar de serem apontadas como melhores gestoras, além de populares e confiáveis, na opinião de mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas do país.
Um desses exemplos é Lizete Ribeiro, CEO da Rede Tauá Resorts. Aos 46 anos, a mineira mãe de dois filhos assumiu o cargo em janeiro deste ano.
Para entender melhor os desafios enfrentados pela CEO na carreira, o Metrópoles bateu um papo com a profissional.
Metrópoles: O Tauá é uma rede familiar, logo, venceu gerações. O que significa para você liderar uma empresa com essa tradição?
Lizete Ribeiro: Estar liderando uma empresa familiar é um grande sucesso. Não só meu, mas da família; do negócio. Construímos juntos, mas são pessoas diferentes, com perfis diferentes. Meu pai, visionário, e minha mãe, administradora e na contabilidade. Tenho um irmão que é um gênio da criatividade, que criou os taualegres; por exemplo, o termo emocionador. Outro, aficionado por números, hoje nosso presidente do nosso conselho de administração. Já eu, sou gente; gosto de marketing, vendas, relacionamento. Quando se mistura isso tudo, é muito poderoso.
M: Para ajudá-la nos processos, o que tem lido ultimamente?
LR: Tenho fases. Tem hora que a gente fica na fase da série, depois da leitura. Atualmente, leio muito sobre a Disney; processos Disney; Cultura Disney. Estou em um momento de atendimento e encantamento do cliente. Gosto de leituras que sempre me tragam aprendizados, como escrever melhor; falar melhor, nem que seja um romance. Para mim, a gente é aquilo que a gente lê e a mistura das pessoas com quem a gente convive.