atualizado
Uma rotina de estudos auxilia não somente na disciplina e organização das tarefas, mas também ajuda a potencializar o aprendizado, uma vez que o cérebro passa a receber estímulos com uma maior frequência e, consequentemente, aumenta o seu rendimento.
Ao estabelecer um cronograma, com rotina, hora e lugar específicos, automaticamente a função cerebral associa a necessidade de foco e concentração, melhorando seu desempenho.
Assim como um esportista treina diariamente, o estudante também precisa treinar com constância para alcançar os melhores resultados.
Para a a diretora do Colégio Marista Águas Claras, Carolina Darolt, muitas coisas são importantes na escola, mas na lista de essenciais é a postura de estudante.
“Porque você leva isso para a vida. Quanto mais você tiver uma rotina de estudo e organização, melhor para a sua vida. A dedicação e o estudo são pra sempre. Mas fazemos isso com tudo. Se gostamos de cinema, queremos saber muito sobre cinema e assistir a vários filmes é estudar. Sabe maratona de Oscar? Então, estudo não é só aquilo que é chato e tedioso”, brinca.
A educadora e Coordenadora Pedagógica da Gerência Socioeducacional do Marista Centro-Norte, Marcela de Paolis, concorda. A rotina tem a ver com algo que está naturalizado.
“Se ela aprende essa rotina desde cedo, vai ficando tudo mais prazeroso. Essa postura nos desenvolve pessoalmente, para muito além de estudos e profissão”, comenta.
Assista à entrevista na íntegra:
Videocast EducaPais
O portal Metrópoles e os colégios Maristas se juntaram para refletir sobre temas que impactam diretamente a vida de estudantes e educadores dentro da escola em um videocast com professores e especialistas.
Em 10 episódios semanais, temas como ansiedade, depressão, tecnologia, projeto de vida, rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e outros são debatidos pelas perspectivas de quem vive o dia-a-dia dentro e fora das escolas.