atualizado
A escola precisa estar atenta a muito mais fatores hoje do que anos atrás. Questões como depressão e ansiedade estão postas na rotina das crianças e dos adolescentes não só na vida deles, mas também nas de suas famílias.
“Na escola, a gente ensaia a vida. Aqui, a gente ensaia esse adulto lá fora. Então, todas essas experiências são muito significativas”, explica a pedagoga e coordenadora Pedagógica do Colégio Marista de Brasília, Luciana Lopes Domingues dos Santos.
Para Luciana, é fundamental que a escola seja um dos principais espaços de conversa sobre tudo. E o diretor do Colégio Marista de Brasília, Luiz Ricardo O’donnell Timm, concorda.
“Vamos dizer que o pior parquinho é aquele que não machuca. Ou seja, quando a gente não deixa a criança cair e, em algum momento, se levantar, na hora que ela se depara com isso, na adolescência, ela vai ter dificuldade de lidar com isso”, completa.
Assista ao bate-papo completo:
Videocast EducaPais
O portal Metrópoles e os colégios Maristas se juntaram para refletir sobre temas que impactam diretamente a vida de estudantes e educadores dentro da escola em um videocast com professores e especialistas.
Em 10 episódios semanais, temas como ansiedade, depressão, tecnologia, projeto de vida, rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e outros são debatidos pelas perspectivas de quem vive o dia-a-dia dentro e fora das escolas.