atualizado
Desde que as crianças nascem, elas aprendem com todas as experiências de vida. O conhecimento não começa com o ingresso na escola. Por isso, a família e a comunidade em que ela está inserida são fundamentais para esse desenvolvimento emocional na primeira infância, do 0 aos 6 anos.
“É preciso toda uma comunidade para educar uma criança e, que bom, né? Então, a família precisa saber que o afeto de suporte é fundamental. A educação acontece desde os primeiros anos de vida, nas experiências de vivências”, de acordo com a doutora em Educação pela UNB e gerente Socioeducacional do Marista Centro-Norte, Deysiane Pontes.
Para a a psicóloga e analista de referência da Educação Infantil do Marista Centro-Norte, Marcella Rayol, o mais importante neste processo é o afeto.
“A afetividade é um ponto importante para compreender esse tempo e ritmo de desenvolvimento de cada criança. Então, a presença da família atenta, observadora, vai ajudá-la a lidar com todas essas questões, que não são simples”, concluiu.
Veja o bate-papo completo:
Videocast EducaPais
O portal Metrópoles e os colégios Maristas se juntaram para refletir sobre temas que impactam diretamente a vida de estudantes e educadores dentro da escola em um videocast com professores e especialistas.
Em 10 episódios semanais, temas como ansiedade, depressão, tecnologia, projeto de vida, rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e outros são debatidos pelas perspectivas de quem vive o dia-a-dia dentro e fora das escolas.