Educadores indicam 13 temas possíveis para redação do Enem 2019
Exame será aplicado em pouco menos de um mês
atualizado
Compartilhar notícia
Momento considerado tenso por muitos estudantes, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e preparo. É fundamental administrar bem o tempo de produção de texto, adequar à estrutura dissertativa e estar atento aos possíveis assuntos que podem cair como tema.
Por isso, até o dia da prova é importante que os candidatos treinem escrevendo textos de acordo com os parâmetros avaliativos do exame. Até porque a redação tem peso tão importante quanto acertar as questões objetivas da prova, pois caso ela seja zerada o candidato será eliminado.
Para ajudar a nortear quem está se preparando para o Enem 2019, coordenadores e docentes de cursinhos pré-vestibulares e colégios selecionaram 13 temas que são apostas do que pode ser tema da redação neste ano. Confira!
- Meio ambiente: preservação ambiental; exploração de recursos naturais; tragédias ambientais; avanço da pecuária sobre áreas verdes; aquecimento global; queimadas e desmatamentos.
- Saúde pública: aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis entre jovens; gravidez na adolescência; surto de sarampo e polêmicas sobre vacinas.
- Segurança pública: porte e posse de armas; crise do sistema penitenciário brasileiro; políticas de segurança pública e violência urbana.
- Controle parental: exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios e perigo do contato de crianças com a internet.
- Obesidade no Brasil: crescimento dos índices de obesidade no Brasil; políticas públicas de combate à obesidade e obesidade infantil.
- Mobilidade urbana: meios de transporte alternativos; estrangulamento das malhas urbanas e problemas no sistema de transporte público.
- Evasão escolar: abandono da escola durante o ensino fundamental e médio.
- Analfabetismo: desigualdade social e analfabetismo.
- Crise hídrica: causas e consequências da crise hídrica no Brasil.
- Consumo e sustentabilidade: desperdício e consumismo.
- Bullying nas escolas: agressões e ameaças na escola; violência psicológica e preconceito.
- Preconceito linguístico: diversidade linguística no Brasil e importância de não inferiorizar determinadas variações do idioma.
- Esportes como inclusão social: importância do esporte como oportunidade para jovens pobres.