metropoles.com

ONG oferece programa de intercâmbio com foco em liderança

Voltada ao público de 18 e 30 anos, a AIESEC oferece projetos de vivência no exterior que estimulam competências e habilidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
AIESECVIVI2
1 de 1 AIESECVIVI2 - Foto: Arquivo pessoal


Conhecer novas culturas, realizar voluntariado e trabalhar em startups ou empresas. Essas são algumas das possibilidades enriquecedoras e inesquecíveis para quem deseja uma vivência em outro país. Com o objetivo de desenvolver competências e habilidades de liderança por meio de intercâmbio social e profissional, a Organização Não Governamental (ONG) AIESEC oferece programas que impactam a vida de jovens de 18 a 30 anos.

Arquivo pessoal
A AIESEC oferece programas de intercâmbio voluntário e profissional para jovens de 18 a 30 anos

 

A instituição, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está presente em 126 países e territórios e viabiliza intercâmbios em diversos países, como Colômbia, Índia, Hungria, México e Egito. O programa pode ter duração de seis semanas a um ano. Kym Asscher Moreira, presidente da AIESEC Brasília, explica que o modelo proposto pela instituição é totalmente diferente de uma agência de viagem. “Nosso intuito é que a pessoa possa desenvolver e despertar a consciência pessoal e global”, conta.

Experiências inesquecíveis
A estudante brasiliense de arquitetura e urbanismo Vivianne Martins Miranda, 23 anos, fez as malas rumo ao Egito em busca de desafios e autoconhecimento. Por seis semanas, ela participou do programa Voluntário Global, que realiza trabalhos sociais em regiões pobres do exterior, e garante: foi a melhor experiência da sua vida.

“Sou apaixonada pela área social e a oportunidade de ir pra outro país realizar esse tipo de trabalho foi incrível”, relata. A estudante também lembra das primeiras impressões: “Foi um choque cultural enorme, mas todos os dias eram surpreendentes e desafiadores”.

4 imagens
Ela ficou no país durante seis semanas
O choque cultural foi um dos principais desafios encontrados
A AIESEC oferece todo apoio aos intercambistas
1 de 4

Vivianne Miranda foi para o Egito realizar o programa Voluntário Global

Arquivo pessoal
2 de 4

Ela ficou no país durante seis semanas

Arquivo pessoal
3 de 4

O choque cultural foi um dos principais desafios encontrados

Arquivo pessoal
4 de 4

A AIESEC oferece todo apoio aos intercambistas

Arquivo pessoal

 

Vivianne ainda destaca que o crescimento pessoal em um programa nesse formato é enorme, mas alerta aos interessados que é preciso ir com a mente aberta. “Não é um intercâmbio convencional. São propostas desafiadoras, onde diariamente terá alguém te guiando no que deve ser feito, com objetivos determinados”, explica. A jovem conta que colaboradores da AIESEC do país destino e local ficaram em permanente contato e se mantiveram dispostos a ajudar em tudo que fosse necessário para a adaptação.

A gestora de políticas públicas Thaís Baesse, 27, tinha o desejo de buscar uma nova experiência profissional para agregar ao currículo. Optou em ir para a Argentina, por meio do programa Empreendedor Global. Após trabalhar por dois meses em uma startup, na cidade de La Plata, ela conta que a imersão a impactou positivamente.

Realizar esse intercâmbio me proporcionou autoconhecimento profissional, além de mostrar que sou adaptável e capaz de atuar em diversas áreas. Ainda pude aprimorar meu espanhol que, hoje em dia, é um diferencial no mercado de trabalho

Thaís Baesse, gestora de políticas públicas
3 imagens
Ela participou do programa Empreendedor Global da AIESEC
O projeto permite a imersão em empresas ou startups para crescimento profissional
1 de 3

Thaís Baesse passou dois meses na cidade de La Plata, na Argentina

Arquivo pessoal
2 de 3

Ela participou do programa Empreendedor Global da AIESEC

Arquivo pessoal
3 de 3

O projeto permite a imersão em empresas ou startups para crescimento profissional

Arquivo pessoal

 

Thaís conta ter vivido momentos inesquecíveis. “Consegui me conectar muito com o país e com as pessoas que conheci por lá. Na minha despedida, por exemplo, fizeram uma festa que ficou muito marcada na minha memória e foi um momento especial porque percebi que fui bem querida”, lembra. Ela também destaca o suporte que a ONG ofereceu desde a preparação para as entrevistas nas empresas estrangeiras até a preocupação de como estava sendo a vida dela no país hermano. “Sempre um responsável da organização me perguntava como eu estava e se necessitava de algo específico”, afirma.

Os interessados em realizar intercâmbio pela AIESEC possuem três opções: Voluntário Global, Empreendedor Global e Talentos Globais. Confira cada um deles:

  • Voluntário Global: é desenvolvido projeto social em uma ONG, escola ou outro tipo de instituição no exterior por um período de seis a oito semanas. Cada ação está relacionada a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, englobando, deste modo, temáticas variadas, como a busca por melhoria da educação e preservação do meio ambiente. O programa é indicado para os intercambistas que se sentem motivados a trabalhar e a contribuir pelo próximo. O pré-requisito é ter entre 18 e 30 anos.
  • Empreendedor Global: imersão em uma startup do exterior durante seis a 12 semanas, adquirindo experiências práticas na área de estudo, networking e desenvolvendo seu espírito empreendedor. A AIESEC Brasília possui quatro grandes projetos para seu programa Empreendedor Global: Malala, para mulheres de todos os campos de estudo; Archimedes, para estudantes de todas as engenharias; ODS#8, para estudantes de áreas de negócios, sejam administração, contabilidade, Recursos Humanos e correlatas; e Mete a cara, para estudantes das áreas de comunicação, seja publicidade, design, marketing e correlatas. Os pré-requisitos são ter entre 18 e 30 anos, além de um domínio básico de inglês.
  • Talentos Globais: aquisição de experiência profissional em escolas ou empresas do exterior por um período de duração maior, entre seis a 12 meses. A AIESEC Brasília possui dois grandes projetos para seu programa Talento Global: Future, voltado para profissionais de tecnologia e suas mais diferentes vertentes; e o Giz, direcionado para especialistas de educação, mas com um grande foco em professores de inglês. Os pré-requisitos são ter entre 18 e 30 anos, inglês ou espanhol avançado e experiências práticas na área de atuação. Nesse programa, o intercambista recebe uma bolsa-auxílio para se manter no país de destino.

Apoio total
Segundo Kym Asscher Moreira, presidente da AIESEC Brasília, a organização se compromete em auxiliar o candidato a encontrar a vaga certa para o perfil, além de tirar dúvidas e colocá-lo em contato com o escritório ou lar para onde irá durante a viagem. Também afirma que o intercambista conta com apoio por todas as fases do programa (antes, durante e depois), incluindo transporte, acomodação e preparo para o projeto escolhido.

Nosso papel é organizar toda a logística da viagem. A pessoa conta com suporte tanto da AIESEC que a envia quanto da AIESEC que a recebe. Ainda acompanhamos os intercambistas durante todo o processo, bem como verificamos se tudo está ocorrendo corretamente

Kym Asscher Moreira, presidente da AIESEC Brasília
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
“Nosso intuito é que a pessoa possa desenvolver e despertar a consciência pessoal e global”, destaca Kym Asscher Moreira, presidente da AIESEC Brasília

 

O viajante também contará com a descrição completa do programa escolhido, bem como carga horária e responsabilidades. Além disso, a AIESEC oferece diversos espaços de reflexão e aprimoramento de habilidades durante o intercâmbio, para que a experiência seja completa e realmente impacte na vida da pessoa e da cidade. Os interessados podem se inscrever neste link e um colaborador da AIESEC entrará em contato para buscar a vaga ideal para o seu perfil.

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
A organização oferece três modelos de projetos: Voluntário Global, Empreendedor Global e Talentos Globais

 

Educação do Amanhã 2019

Lançado em 2018 pelo Metrópoles, o projeto Educação do Amanhã tem o objetivo de discutir novas metodologias e conceitos do processo educativo, além de estimular novas habilidades nos jovens do século 21.

Neste ano, ao longo de duas semanas, o portal publicará uma série de conteúdos relacionados às mudanças na área da educação: o que esperar da escola do futuro, o universo tecnológico e as tendências no processo de aprendizagem. Além, é claro, do novo papel do professor diante deste cenário repleto de desafios. A iniciativa tem patrocínio da Casa Thomas Jefferson, Colégio Ideal, Colégio Objetivo, AISEC e Colégio Marista João Paulo II.

Evento gratuito

O encerramento do projeto será marcado com a realização de um seminário no auditório do Edifício Íon, na SQN 212, Asa Norte (DF), que incluirá palestras inspiracionais, impactantes e reflexivas sobre como o processo educacional está em transformação nos dias atuais.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Confira as palestras:

Educação para o século XXI
Palestrante: Rui Fava

A sala de aula inovadora
Palestrante: Fausto Camargo

Culturas de pensamentos e investigação na escola
Palestrante: Clarissa Bezerra

AIESEC
Site: AIESEC
Redes sociais: InstagramFacebook e YouTube
Endereço: Asa Norte – SCRN 716, bloco B, Edifício Marcela, Sala 105/107
Contato: (61) 3033-8773

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?