atualizado
A educação contemporânea precisa acompanhar o crescimento exponencial do número de informações em todas as áreas das ciências naturais, sociais, econômicas e culturais das últimas décadas.
Na mesma direção em que o nível de conhecimento atinge patamares mais elevados, o mundo do trabalho vai se tornando mais exigente. Ele busca talentos que consigam transitar por diferentes áreas do conhecimento, com facilidade para aprender e trabalhar em rede, fazer bom uso da tecnologia e apresentar respostas rápidas e eficientes aos problemas e demandas existentes.
A nova sociedade da informação e do conhecimento tem exigido características inovadoras no processo de ensino e aprendizagem e isto influencia no perfil dos estudantes e docentes. No sentido de aprimorar habilidades socioemocionais, criatividade, competências comunicacionais e informacionais, dentro de parâmetros éticos, estéticos e de contextos da cidadania digital.
Nesse momento, as escolas estão passando por uma grande oportunidade de mudanças, em especial ao que se refere à organização da estrutura didático-pedagógica.
São necessários arranjos mais inovadores, construção de planos de ensino conectados com as novas formas de ensinar e aprender, com vistas às habilidades e competências essenciais para o perfil dos estudantes, que têm diferentes estilos de aprendizagem (sinestésica, visual e auditiva), em um mundo onde a informação está cada vez mais aberta e acessível.
O Colégio Projeção, em todas as suas unidades, preza por essas características e oferece espaços e ambientes especializados de aprendizagem.
Além da qualificação dos seus colaboradores e docentes; estrutura tecnológica com laboratórios fixos e móveis; projetores de alta-definição em todas as salas de aula; e um material didático de excelência, que apresenta recursos e atividades diferenciadas, que movem o estudante ao protagonismo do seu processo de aprendizagem, aguçando sua curiosidade, perseverança, confiança e reflexão.
Maria Denilva de Lima Barbosa é Doutora em Ciências Sociais, Psicóloga com mestrado em Psicologia, sendo pesquisadora da área de psicologia escolar. Atualmente exerce a função de Assessora Pedagógica da Educação Básica no Grupo Projeção.
Jonathan Rosa Moreira é Pós-Doutor em Ciência da Informação, Doutor em Ciência da Informação, com licenciaturas em Pedagogia, em Educação Profissional, em História, em Letras Espanhol e em Letras Inglês. Atualmente é Diretor de Educação do Colégio Projeção e Reitor do UniProjeção.