atualizado
Os avanços tecnológicos transformaram o mundo e estar conectado nunca foi tão importante. A pandemia do novo Coronavírus obrigou empresas, instituições, estudantes e profissionais a se reinventarem.
Vários são os campos impactados pela nova realidade vivida no mundo. Por exemplo, segundo um estudo feito pelo Institute For The Future, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram sequer criadas.
Na mesma pesquisa, 56% dos entrevistados disseram que as escolas devem ensinar como aprender, e não o que aprender, a fim de desenvolver competências como raciocínio lógico e capacidade de autonomia. Dessa forma, algumas habilidades são tidas como essenciais para se prosperar profissionalmente. Entre elas estão a criatividade, a lógica, a inteligência emocional, a proatividade e também o protagonismo.
De olho nessas mudanças e nessas profissões do futuro, o Colégio Ideal, escola particular do DF, realizou uma transmissão para os pais e alunos anunciando a inclusão de novas disciplinas para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Segundo um dos fundadores da instituição, o professor Daniel Cavalcante, a escola vai oferecer matérias eletivas de inovação e de aprofundamento por meio do programa Eai (Ecossistema de Aprendizado Inovador).
Temos que abrir a cabeça e entender as novas profissões que estão aí. A sociedade mudou e o anseio do aluno também. Quando mencionamos educação 5.0, estamos falando de novas tecnologias e tendências, mas também de um aspecto que pouca gente presta atenção: o desenvolvimento sócio-emocional, que é a habilidade de conviver.
Daniel Cavalcante, professor
As novas matérias serão eletivas. Ou seja, os estudantes poderão optar de acordo com as próprias habilidades e interesses. Entre elas, estão marketing, educação financeira, empreendedorismo, atualidades e matemática olímpica. No total, serão mais de 30 áreas do conhecimento a serem exploradas pelos jovens.
O professor Daniel Cavalcante reforça que as mudanças visam proporcionar uma evolução do método de ensino, porém, a busca por bons resultados em termos de aprovação nos vestibulares continua essencial. “Vamos continuar preparando os alunos para ingressar em medicina, direito, engenharia, pedagogia e educação física (em seleções para o Ensino Superior). Continuaremos com os projetos e os trabalhos na área de esporte, isso é extremamente importante. Mas, vamos oferecer também aquilo que essa geração anseia. A gente vive em um novo mundo que pede novas soluções para os novos problemas”, explica.
De acordo com o professor de física e também diretor, Américo Silvano, a parte “teórica” das disciplinas eletivas será ministrada de forma remota, o que permitirá duas coisas: os alunos escolherem o melhor horário de estudo e possibilidade de o colégio oferecer palestras com nomes de peso no cenário nacional. Em sala de aula, os alunos contarão com uma grade horária especial: uma vez por semana terão um tempo de projeto com um tutor para desenvolverem protótipos e trabalhos em equipe.
“Mesmo neste momento complicado, a escola vive e permanece ativa. Todos os projetos que vínhamos desenvolvendo continuarão sendo realizados no próximo ano em uma escola ainda melhor. A pandemia e a tecnologia nos forçaram a crescer de força positiva”, afirma.
O professor Américo Silvano destaca a importância de se preparar os estudantes a desenvolverem atividades de raciocínio e de gerenciamento, além de promover debates e o despertar de grandes ideias.
Podemos ver a aplicação da matemática em investimentos, na bolsa de valores. O menino precisa saber como influencia a vida dele. Se tivéssemos tido esse tipo de disciplina lá atrás, talvez, teríamos menos dificuldade ao empreender hoje em dia.
Américo Silvano, sócio-diretor do Ideal
Aprender com prazer
O Colégio Ideal também conta com mais de 30 projetos educacionais multidisciplinares. Entre as iniciativas, estão feiras culturais e literárias, debates, mostras artísticas, passeios pedagógicos, conscientização sobre temas atuais, viagens, ações solidárias, aulas de idiomas, esportes, monitorias e até uma simulação das Nações Unidas.
O leque de projetos ajuda a equilibrar uma delicada balança: dedicação e prazer nos estudos. O diretor pedagógico da escola, Carlos Henrique Martinez, explica que o objetivo é oferecer uma formação completa. “Hoje em dia, os jovens são cobrados muito cedo. Existe uma pressão grande por resultados, porém, temos que nos preocupar com o ser humano que está sendo formado”, diz.
Colégio Ideal
Unidades:
Taguatinga 1
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
A.E. Nº 31 – Setor G Norte
(61) 3771-2650
Taguatinga 2
Ensino Fundamental 2 e 3º ano do Ensino Médio
A.E. nº 26 – Setor G Norte educação
(61) 3041-6047
Taguatinga 3
Ensino Médio 1º e 2º ano
QNG 9 Lt. 1 e QNG 11 Lt.2
(61) 3965-5005
Águas Claras 1
Ensino Fundamental 1 ao 8° ano
Av. Jequitibá, Lt 325
Águas Claras 2
9° ano e Ensino Médio
Rua Araribá, lote 01
(61) 3973-3003
Águas Claras 3
Jcolégardim 1 ao 9º ano
Rua Manacá, Lote 2, Bloco 2
(61) 3547-7341
Jardim Botânico
Jardim 1 à 3ª série do Ensino Médio
Av. do Sol, Quadra 9, Lote A.E. 5,
Res. Jardins do Lago
(61) 3254-5760 | (61) 3254-5224