metropoles.com

É hora de ficar por dentro do que representa a reforma tributária

CNI promove debate nesta quarta (21/6) com especialistas como o ministro da Fazenda e os presidentes do Legislativo. Assista ao vivo

Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Fotografia colorida mostrando homem usando calculadora-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando homem usando calculadora-Metrópoles - Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash

atualizado

A reforma tributária é o assunto do momento na economia brasileira. Isso porque a proposta simplificará a cobrança de tributos para favorecer a competitividade entre as empresas. Ou seja, é uma simplificação e modernização que aquecerá o mercado e, em consequência, gerará renda e empregos. Necessário em um país que hoje tem o sistema tributário mais complexo do mundo.

Os benefícios são esperados pela mudança na estrutura tributária do Brasil. A proposta prevê a troca de um modelo caótico, com diversas legislações e alíquotas e repletos de problemas na cobrança de cinco tributos por um modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) mais eficiente, alinhado às melhores práticas internacionais, moderno e já testado por mais de 170 países.

Com a reforma, o Brasil passará a ter um IVA-Dual no lugar de PIS, Cofins e IPI, ICMS e ISS. O IVA será dividido em dois: um tributo federal sobre valor agregado (CBS) e um tributo subnacional sobre valor agregado (IBS). Esse novo modelo elimina várias distorções, simplifica e dá mais transparência à tributação sobre o consumo.

Há cerca de três décadas, economistas, políticos e empresários discutem a reforma tributária no Brasil e os benefícios para a população. Mas, você está conseguindo acompanhar o que realmente representaria essa mudança na sua vida? Pois está na hora de você ficar por dentro do assunto.

Arte colorida de divulgação do evento da CNI sobre reforma tributária

Por isso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove, em parceria com a Esfera Brasil, o seminário “Reforma Tributária: a hora é agora”, nesta quarta-feira (21/6), das 9h às 12h. O debate será na sede da instituição em Brasília (DF), com transmissão ao vivo no canal da CNI no YouTube

Dividido em dois momentos, o evento aborda “a nova proposta da reforma tributária” e “o desafio político da reforma tributária”. 

O seminário conta com a participação de especialistas no tópico, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, o relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Além de autoridades da Confederação, como o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o conselheiro da entidade, Armando Monteiro.

Assista o debate:

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?