metropoles.com

Drenar DF pretende acabar com alagamentos na Asa Norte

Dentro do programa, será construída ainda uma lagoa de contenção para reter a sujeira carregada pela água das chuvas até o Lago Paranoá

Renato Alves/Agência Brasília
Obras do Drenar DF - Metrópoles
1 de 1 Obras do Drenar DF - Metrópoles - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

atualizado

No período de chuvas fortes, as enxurradas no centro da capital federal são um problema frequente para moradores e comerciantes. Morador da quadra 202 da Asa Norte, Arlindo Araújo, aposentado de 70 anos, conta que o bloco onde mora, no bairro de Brasília (DF), já passou por situações incômodas, como alagamentos na garagem e perda de automóveis. A situação ocorre devido à incompatibilidade da rede – a mesma da construção da cidade há mais de 60 anos – com a demanda atual. Para resolver a situação, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF).

Alagamento da SQN Norte - Metrópoles
Quadra 202 da Asa Norte alagada após chuvas torrenciais

Iniciativa do GDF, com recursos da Terracap, o projeto começará pela Asa Norte, depois seguirá para Asa Sul e Taguatinga. Após a finalização das obras, situações como as vividas por Araújo, como colocar comporta para barrar a entrada de água na garagem ou levantar muro de arrimo, comum em alguns prédios vizinhos do aposentado, serão página virada. 

Com investimento de R$ 174 milhões, o projeto da obra foi dividido em cinco lotes devido à extensão. Já foram assinados quatro contratos, com o último em fase de licitação para ser homologado. 

Ao todo, serão 7,68 km de túneis para resolver o problema de drenagem das faixas 1 e 2 Norte. A nova rede subterrânea terá entre 6 e 22 m de profundidade.

Para receber as águas das chuvas, será implantado o Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte, que funcionará como uma lagoa de contenção, com volume útil de 70 mil m³ de água.

Como funcionará a obra?

A nova rede subterrânea começará nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte, seguindo depois para o Lago Paranoá.

O equipamento seguirá paralelo às quadras 902, 702, 502, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e com a L2 Norte, até chegar próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

Drenar DF - Metrópoles
Drenar DF teve investimento de mais de 170 milhões de reais

Inclusive na 402, o advogado Douglas Azambuja, de 40 anos, ressalta que o alagamento da garagem do prédio onde mora é recorrente. Ele afirma que, em época de chuvas, há dificuldade de locomoção pelo lugar, além de danos a vias, prédios e equipamentos dos cidadãos.

Por esse motivo, a obra é de grande importância. “A iniciativa vai trazer segurança para toda a comunidade; salvando até vidas. Afinal, na última chuva forte, um carro ficou boiando na enxurrada”, relembra.

Parque Internacional da Paz - Metrópoles
A lagoa funcionará como reservatório e reterá a sujeira carregada pela água das chuvas até o Lago Paranoá

Parque Internacional da Paz

A lagoa do Parque Urbano Internacional da Paz será responsável por decantar as impurezas, permitindo a retenção da sujeira carregada pelas águas das chuvas até o Lago Paranoá.

O maior objetivo do parque será manter as questões paisagísticas fundamentais do tombamento, viabilizando o lazer, o intercâmbio cultural e a promoção das relações internacionais, além de garantir as condições da drenagem no escopo do Drenar DF.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?