atualizado
Seja por algum acidente, má higienização ou problemas de saúde, a perda parcial ou total dos dentes permanentes impacta expressivamente na qualidade de vida de qualquer pessoa. Isso porque, além de ser responsável pela mastigação, a arcada dentária auxilia na fala e contribui com a autoestima.
A partir do momento em que a pessoa perde um ou mais dentes, ela tende a deixar de sair, de se arrumar, de tirar foto e de sorrir, muitas vezes por vergonha da condição. “Esses fatores desencadeiam ansiedade, podendo evoluir para depressão. Além de prejudicar bastante a saúde bucal, podendo ocorrer alterações na articulação temporomandibular, na fonação e na mastigação dos alimentos”, afirma o implantodontista, Felipe Cavalcante Machado.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 34 milhões de brasileiros, acima dos 18 anos, já perderam definitivamente 13 ou mais dentes. E 14,1 milhões declararam ter perdido todos os dentes ao longo da vida. Os dados são referentes a 2019 e especialistas acreditam que esse número pode ser bem maior atualmente.
Melhora na qualidade de vida
Nesse sentido, uma alternativa bastante indicada pelos dentistas para devolver a qualidade de vida a essas pessoas é a aplicação de implantes dentários. Ainda segundo o levantamento do IBGE, aproximadamente 52,5 milhões de brasileiros, acima de 18 anos, têm algum tipo de prótese dentária.
O Metrópoles conversou com o implantodontista Felipe Cavalcante Machado para esclarecer algumas das principais dúvidas em relação ao procedimento. De acordo com ele, a prótese de protocolo é a mais indicada para quem teve perda total dos dentes, tanto da arcada superior como inferior.
O que é o protocolo odontológico?
Prótese protocolo é o modelo de implante dentário fixo, composta por 12 dentes presos em uma única estrutura e parafusada sob quatro implantes.
Quais são os benefícios?
É fácil de higienizar, pois não há necessidade de tirá-la para fazer a limpeza. A pessoa pode escovar os dentes normalmente, tendo necessidade de passar fio dental. Além de devolver também a mastigação e a fonética adequada. “A prótese protocolo tem 100% de estabilidade e proporciona maior segurança ao falar e mastigar alimentos.”
Qual o material do implante?
O protocolo é feito com material de porcelana, imitando a naturalidade dos dentes permanentes e a beleza das lentes de contato.
Existe alguma contraindicação?
“O protocolo All-on-4 é indicado para o paciente desdentado total, na maioria idosos. Com essa técnica, a gente consegue devolver todos os dentes com uma recuperação mais rápida.”
Contudo, o método é contraindicado para pessoas com condições sistêmicas não controladas, como diabetes ou hipertensão. “Os implantes que a gente usa são de alta tecnologia, que cicatrizam muito rápido. Então o paciente que é diabético precisa estar com a doença controlada para operar”, ressalta Felipe Machado.
Dr Implante
À frente da Dr. Implante, Felipe Machado tem devolvido o sorriso de pacientes que sofreram com a perda dentária. Além da especialidade de implantes e protocolos para implante, a clínica oferece todos os serviços odontológicos, colocação de lentes de contato e harmonização facial.
Localizada no DF e Goiás, a clínica Dr. Implante é referência em Brasília por contar com os equipamentos mais modernos do mercado odontológico, oferecendo o melhor a todos os pacientes. Além de ter uma equipe qualificada que proporciona um atendimento humanizado durante todo o tratamento.
Telefone: (61) 3257-6008 / WhatsApp: (61) 99804-7036