metropoles.com

Distrito Federal supera a meta da ONU para redução de mortes no trânsito

Segundo o Detran-DF, na última década houve uma redução de 61% no número de óbitos envolvendo acidentes em vias urbanas

Divulgação
Distrito Federal supera a meta da ONU para redução de mortes no trânsito
1 de 1 Distrito Federal supera a meta da ONU para redução de mortes no trânsito - Foto: Divulgação

atualizado

Com investimentos em ações educativas e aumento substancial da fiscalização nas vias urbanas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) comemora a redução de 61% das mortes em acidentes de trânsito na última década. A redução ficou acima da meta de 50% estipulada pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). Como em 2010 foram registrados 461 óbitos na capital federal, seria necessário diminuir a quantidade para um patamar de 230 vítimas, porém, o DF registrou 177 vítimas fatais em 2020.

“Isso envolve uma série de ações como a educação para o trânsito em todas as faixas etárias. Essa é uma das importâncias da Semana Nacional de Trânsito, pois nos estimula a pensar e a repensar o sistema modal de transporte”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

A Semana Nacional de Trânsito 2021, celebrada entre 17 e 25 de setembro, promoveu uma série de atividades pela cidade. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, as ações educativas sensibilizaram pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros sobre o papel de cada um na segurança do trânsito e na preservação de vidas.

Ciclistas

No Dia Mundial Sem Carro (22/9), mais de 300 ciclistas saíram do Museu Nacional da República para um passeio pelo centro da capital. Segundo o diretor-geral, as inscrições para o evento esgotaram-se em menos de duas horas.

“Sou um entusiasta do uso de bicicletas. Além da importância já conhecida, como a redução da poluição e a melhora da saúde, o motorista que também é ciclista tem uma nova visão do trânsito, sendo mais cuidadoso e atento aos demais modais”, explica Maia.

Segundo ele, para lembrar ciclistas e condutores sobre as regras básicas para compartilhar as vias com segurança, como a de que os carros devem manter distância de 1,5 m ao ultrapassar uma bicicleta, questões sobre o tema foram adicionadas à prova escrita para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, está em estudo colocar ciclistas pedalando no percurso da prova prática. 

“Eu sou professor e sei que, se determinada matéria nunca cai, você acaba não estudando. Isso é normal. Por isso, se o candidato sabe que vai cair uma questão sobre ciclistas, ele estuda sobre o assunto. Se o tema for contemplado na prova prática, o futuro condutor irá se ater ao debate por, pelo menos, uns dois, três meses. Isso contribuirá com a conscientização sobre os direitos e os deveres de cada um nas vias.”

Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF

Também dentro da Semana, em parceria com a ONG Rodas da Paz, o Detran-DF promoveu o Desafio Intermodal. A prova comparou a eficiência do uso de 12 modalidades de transporte em um percurso de 14 quilômetros. A bicicleta se saiu melhor sobre as demais.

As ações voltadas aos ciclistas não se resumiram à Semana. Há mais de um ano, pelo menos duas vezes por semana, o Detran-DF promove o projeto Bike em Dia nas principais ciclovias e ciclofaixas do DF. Nele, agentes fazem palestras curtas com ciclistas, orientando-os sobre os cuidados no trânsito e a importância da manutenção preventiva da bicicleta, enquanto as magrelas passam por revisões, como calibragem de pneus e lubrificação de correntes.

Nos oito primeiros meses deste ano, houve uma redução de 40% na quantidade de mortes em comparação com o mesmo período de 2020. De janeiro a agosto de 2021, seis ciclistas perderam a vida em acidentes de trânsito, enquanto no ano passado foram registrados 10 óbitos e, em 2019, 11 vítimas fatais.

De acordo com a autarquia, se comparados os dados dos últimos 10 anos (2011 – 2020) com a década anterior (2001 – 2010), as mortes registraram uma redução de 52%. De 2001 a 2010, 511 ciclistas foram vitimados nas vias do DF e, de 2011 a 2020, a estatística contabilizou 244 mortes.

Educação

Durante toda a semana, estudantes de escolas públicas e particulares de diversas regiões administrativas do DF participaram, também no Museu da República, de jogos educativos, apresentações de peças teatrais, mímicas e shows com repentistas.

“Na abertura da Semana, perguntei aos alunos se podemos beber e dirigir e todas responderam que não. Essa é a melhor educação que existe, pois levarão a informação para casa e irão contar aos pais. E, possivelmente, se forem numa festa e verem os adultos beberem e pegarem o volante, essas meninas e meninos vão repreendê-los.”

Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF

Maia acrescenta que a fiscalização nas vias do DF também aumentou. “Não adianta investir na criança se não resolvermos o hoje. Houve um crescimento substancial das ações de fiscalização. Inclusive, o maior registro que tivemos foi o de excesso de velocidade”, aponta.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é promovida anualmente, conforme previsto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sob temas diferentes, propostos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Saiba mais sobre as ações do Detran-DF

Site: www.detran.df.gov.br
Redes sociais: Instagram e Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?