atualizado
Independente da patologia, quanto mais cedo se descobre um problema, maiores as chances de cura. Contudo, o diagnóstico precoce não coloca um ponto final na história. Pelo contrário, ele é o primeiro passo no caminho para salvar vidas. Quando o assunto é o câncer, por exemplo, reforça-se ainda mais a ideia de que medidas preventivas fazem a diferença. Não por acaso, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as probabilidades de sucesso chegam a 90% quando a doença é identificada no início.
O termo “câncer” é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. De acordo com o panorama do Inca de 2020, o tipo mais incidente em homens é o de próstata, com 65.840 casos. Já em mulheres, no mesmo levantamento, o de mama teve 66.280 registros.
Como os nódulos podem evoluir rapidamente e todo segundo de vida importa, não dá para esperar para se prevenir. Por isso, é fundamental se cuidar e fazer acompanhamento médico. Afinal, segundo a oncologista Rafaela Veloso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores chances de os tratamentos serem menos agressivos, mais eficientes e com menor risco de sequelas.
Esse é o apelo do Exato Laboratório, que, há quase 15 anos, oferece comodidade, agilidade e alto padrão em todos os procedimentos. O espaço oferece mais de 7 mil exames, além de cardiológicos e de imagem, para detectar todo tipo de problema.
Mitos
A desinformação que circula a doença acaba afastando o público da prevenção, do diagnóstico e, também, da cura. Por esse motivo, a doutora Rafaela aponta alguns mitos:
- Toda quimioterapia faz cair o cabelo: mito! Ela explica que muitos quimioterápicos não geram queda de cabelo. Depende de cada caso.
- Todo câncer de mama precisa ser tratado com a retirada total da mama: mito! De acordo com a médica, em muitos casos pode-se fazer a cirurgia conservadora, ressecção parcial da mama, sem prejuízo nos resultados oncológicos.
- Todo câncer é hereditário: mito! Dra. Rafaela afirma que a maioria dos casos de câncer é esporádico, ou seja, não está relacionado à herança de gene.
Alerta
Cada tipo de câncer pode gerar um sintoma específico. A médica explica que alguns cânceres não causam sintomas na fase precoce. Sendo assim, é importante fazer exames periódicos, como hemograma, o de sangue oculto nas fezes, a ressonância magnética e a ultrassonografia endoscópica, para a detecção precoce da doença, quando ainda não existem sintomas. “Por exemplo, mulheres, mesmo que assintomáticas, precisam realizar mamografia após os 40 anos, para a detecção precoce de câncer de mama”, enfatiza.
Por isso, o Exato Laboratório está em constante treinamento para proporcionar aos pacientes diagnósticos 100% confiáveis, com agilidade e humanização. A equipe de inovação, por exemplo, está sempre buscando as melhores opções para todo tipo de público. Sem esquecer de olhar individualmente para cada pessoa atendida.
Exato Laboratório
O Exato Laboratório foi fundado em 2008 pelo farmacêutico bioquímico dr. Ricardo Andrade Júnior. Após anos de atuação no mercado, milhares de pacientes atendidos e milhões de exames laboratoriais executados, o Grupo Exato se expandiu e passou a oferecer também vacinas, exames cardiológicos e de imagem.