metropoles.com

DF registra mais de 95 mil inscritos no Enem 2019

Centro-Oeste responde por 8,3% do total de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BrFreepik
Enem
1 de 1 Enem - Foto: BrFreepik

A região Centro-Oeste do Brasil foi responsável por 424.291 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O número representa 8,3% do total, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Distrito Federal registrou 95.862 inscrições confirmadas, mas a liderança ficou com Goiás (169.982). Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram, respectivamente, 88 mil e 70 mil inscritos.

Em todo o país, o Sudeste liderou em termos de número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): foram 1,79 milhão de inscrições confirmadas, o equivalente a 35,2%. A região que aparece em segundo lugar é o Nordeste, com 34,2%; seguido pelo Norte (11,7%), Sul (10,6%) e o Centro-Oeste. Entre os participantes, a situação escolar revela que 28,8% devem terminar o Ensino Médio em 2019. Os treineiros, que vão concluir a educação básica nos anos posteriores, representaram 12,1% dos inscritos.

A maioria, no entanto, já finalizou a educação básica nos anos anteriores (58,7%). É o caso de Everton Santana, 27 anos, que terminou o Ensino Médio em 2009 e participará do exame pela segunda vez. O objetivo é claro: obter uma segunda formação, desta vez em Portugal. “Tenho interesse no curso de Psicologia, mas pretendo direcionar a minha atenção para a Psicologia da Aprendizagem, de modo que não se distancie da minha graduação já que é uma área que eu gosto”, planeja.

Everton é graduado em Letras com habilitação em Inglês e Português. “Linguagem e Humanas são as minhas paixões. Como estou no ambiente escolar, me encontro em constante revisão, em especial na área de Linguagem, que é minha especialidade”, destaca. O participante do Enem também pertence à faixa etária com o maior número de representantes, a de 21 a 30 anos (26,7%). Nesta edição, a taxa de inscrição custou R$ 85 e os pagantes equivalem a 41,5% do total de pessoas confirmadas.

Estudantes isentos ainda são maioria: 2.980.502 participantes, que representam (58,5%), O número é menor do que o registrado no Enem 2018, quando 63,8% foram dispensados de realizar o pagamento.

As mulheres equivalem a 3.031.798 de participantes, representando 59,5% do total. Em termos de cor e/ou raça, os autodeclarados pardos chegaram a 2,3 milhões de pessoas e são a maioria (46,4%), seguidos dos brancos (36%) e pretos (12,7%) e amarelos (2,3%).

Provas do Enem

As provas do Enem serão aplicadas em 03 e 10 de novembro de 2019, dois domingos consecutivos. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com início às 13h30 (horário de Brasília) duração de 5h30. Já no segundo dia, as avaliações serão de Ciências da Natureza e Matemática, com início no mesmo horário e duração de 5h.

O resultado do Enem será divulgado posteriormente e os candidatos podem utilizar a nota para se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além de ser válido também para entrar em universidades de Portugal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?