atualizado
Hoje, a demanda por tecnologia está acelerada. Isso porque, desde a pandemia da Covid-19, habilidades e esforços na área vêm sendo bastante exigidos em nichos distintos. Na educação, por exemplo, foi preciso incorporar ferramentas de aula on-line; na saúde, houve a necessidade de atuação da telemedicina; e, quanto a atividades físicas, até academia virtual surgiu.
Assim, para fazer essa engrenagem girar com o menor número de ruídos possível, são necessários profissionais capacitados no segmento. Não por acaso, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, o mercado demandará 420 mil profissionais de tecnologia.
Além disso, dados da plataforma de empregos Infojobs mostram que as vagas para a área de Tecnologia da Informação foram as segundas mais ofertadas no ano passado, com mais de 14 mil anúncios, o que representa um crescimento de 28,6% em relação ao ano anterior. E, a saber: o ramo está entre as 10 profissões mais bem pagas do Brasil, de acordo com a revista Capital Econômico.
Para os que desejam evoluir na carreira e conquistar melhores oportunidades de trabalho, a Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF oferece um leque de cursos de pós-graduação. Ao total, são 26 opções nas áreas de Tecnologia, Gestão de Pessoas e Educação, Gestão e Negócios e Gestão em Saúde. A maior parte terá início agora em maio.
“A grande novidade são os novos horários e dias para atender a todos que necessitam de uma pós-graduação rápida. Nosso foco é o mercado de trabalho, ascensão profissional e não, somente, a vertente acadêmica.”
De caráter privado, o Senac-DF integra o Sistema Fecomércio-DF, que inclui ainda a Federação do Comércio do Distrito Federal, o Sesc-DF e o Instituto Fecomércio. Atualmente, o sistema representa aproximadamente mais de 220 mil empresas que geram mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal.
Pós-graduações
O diretor da Faculdade Senac-DF, professor Luís Afonso Bermúdez, afirma que há muitas vantagens em cursar a pós-graduação na instituição. “Nossa grade de cursos é compromissada com os temas atuais do mercado. O aluno finaliza os cursos em 18 meses, com professores especialistas e com experiência, a um valor acessível”, ressalta.
Entre as novidades para o biênio 2023/24, estão as pós-graduações em Tecnologias Iniciativas e Gestão Educacional com foco em competências e novas tecnologias.
Atualmente, Big Data e Gestão de Projetos estão entre os cursos de maior procura na Faculdade Senac-DF.
- Big Data e Analytics: curso de pós-graduação Lato Sensu, contém um tronco em comum de disciplinas com o curso de Banco de Dados e Business Intelligence, permitindo que os estudantes aproveitem essas matérias para cursar uma segunda especialização.
- Gestão de Projetos: o objetivo é desenvolver um conjunto de competências técnicas e gerenciais baseadas nas melhores práticas de gerenciamento de projetos de forma integrada.
Segundo o aluno da pós-graduação de Gestão de Projetos, Fernando Brandão, 36 anos, ele escolheu a Faculdade Senac-DF pela qualidade do corpo docente e por ser um curso rápido. “Para mim, esses são os principais diferenciais da faculdade, além da infraestrutura de ponta. Eu super a indicaria a amigos e familiares”, complementa.
O pós-graduando revela, ainda, que escolheu o curso de gerenciamento justamente para se aperfeiçoar. “Hoje, trabalho na área e estou conciliando o que aprendo na pós com a prática”, afirma.
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, salienta que mais de 1.500 alunos estão matriculados na Faculdade de Tecnologia e Inovação. Desta vez, serão ofertadas 30 vagas por turma. “Hoje, o cenário do espaço nos permite oferecer graduação e pós-graduação com percentual de 66,67% de gratuidade para toda a população.”
As inscrições ficam abertas até a data de início do curso e o investimento médio é de 18 vezes de R$ 329,90. Os interessados devem acessar a página aqui.
Mas não é apenas o custo acessível que chama a atenção dos alunos. “O estudante se depara com a melhor estrutura, sendo moderna e composta por equipamentos de ponta. Para isso, foi feito um investimento de peso”, revela o presidente.
Senac-DF
Desde 1967, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no DF, contribui para a superação dos problemas sociais e econômicos do país por meio da capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços, turismo e saúde.
“É importante que a população conheça o sistema S de perto, ou seja, Senac, Sesc, Instituto Fecomércio e, ainda, a Federação do Comércio do DF. Essas instituições privadas têm muitos serviços a oferecer. E todas as iniciativas vêm do investimento do empresariado, com recolhimento de verba compulsório e constitucional.”
José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF