De drive-thru a teste em empresas, Sabin amplia serviços contra Covid
Laboratório oferece assistência preventiva e protetiva, novos canais de atendimento e consultoria para protocolos sanitários em empresas
atualizado
Compartilhar notícia
Após quase três meses de isolamento social devido à pandemia, algumas cidades do Brasil iniciam a retomada gradual de diversas atividades comerciais. No intuito de preservar a saúde e a segurança das pessoas, além de contribuir para evitar uma disseminação maior do vírus, o Sabin Medicina Diagnóstica criou uma série de serviços e protocolos especializados que permitem detectar com segurança e agilidade a presença de Covid-19 em pacientes. No Distrito Federal, por exemplo, a empresa é pioneira no sistema de testagem por meio de drive-thru, realização de coleta em domicílio e prestação de consultoria e serviços relacionados a protocolos sanitários e de testagem para empresas.
O Grupo Sabin tem acompanhado a evolução da Covid-19 desde o fim de 2019, quando foram relatados os casos iniciais na China. Em fevereiro, logo após o primeiro caso no Brasil, a empresa validou um teste para realizar a identificação do vírus, no qual a coleta é feita via secreção nasal e o resultado fica pronto em três dias úteis.
Por ser um vírus novo, tivemos que agir rapidamente. Por isso, já em janeiro, a nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, área que investimos há mais de 20 anos, iniciou a análise de protocolos de testes com reagentes in house, baseado no teste RT-PCR, considerado o padrão ouro. No mês seguinte conseguimos validar o processo e disponibilizar para a população.
Dra. Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin
A partir do reconhecimento deste método, o Sabin tem feito parcerias com prefeituras, governos e empresas para facilitar tanto a detecção, quanto o controle de novos casos. Além disso, o laboratório criou novos serviços e ampliou os canais de atendimento para a população.
Drive-thru e novos canais de atendimento
O sistema drive-thru para coleta do exame de detecção de Covid-19 no DF facilita o acesso e leva maior segurança aos clientes. O projeto foi realizado em tempo recorde, 10 dias, incluindo atendimento a todos protocolos e manuais de segurança da Vigilância Sanitária, além da anuência do GDF e do Detran.
“Para Brasília, já tínhamos a ideia de implementar o drive-thru para exames e coletas gerais ainda em 2020 – como já ocorre em Uberaba (MG) há três anos. A chegada do novo coronavírus acelerou bastante o projeto e criamos um atendimento específico para esses casos”, explica a presidente-executiva.
Disponível na capital federal e depois lançado em mais seis cidades: Manaus, Belém, Palmas, Cuiabá, Salvador e Campinas, a modalidade foi rapidamente aceita pela população e atende, em média, de 200 a 250 clientes por dia. O agendamento é feito de maneira muito simples. Pelo site do Sabin, o paciente escolhe o turno de coleta (manhã ou tarde), anexa o pedido médico e realiza o pagamento em cartão de crédito. Após isso, um QR Code é gerado para posterior apresentação ao atendente no sistema de drive-thru. A coleta é feita sem que a pessoa saia do carro e não demora mais que cinco minutos.
Além desse novo formato de serviço, o laboratório aperfeiçoou os canais digitais, aumentou as possibilidades de atendimento e continua realizando testes domiciliares e em unidades hospitalares. “Triplicamos a capacidade da central de atendimento e dos serviços domiciliares em todo o país. Para maior segurança e agilidade, também destacamos equipes específicas para atuarem em diferentes procedimentos, seja na coleta de exame do coronavírus, ou para realizar exames de rotina e vacinas”, aponta dra. Lídia.
Em Brasília são nove unidades com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da Covid-19. Além disso, também foi estruturada a unidade destinada a cuidados contínuos de saúde para pessoas acima de 60 anos.
Segurança na realização dos exames
No início de maio, todas as unidades foram reabertas para preparar os funcionários e otimizar as estruturas dos locais para receber os pacientes com uma maior segurança. Entre as ações implantadas está a verificação da temperatura das pessoas na entrada das unidades, a instalação de barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, a divulgação de informativos e de campanhas sobre o vírus, a aplicação do distanciamento de pelo menos dois metros entre os colaboradores e clientes, a proibição de aglomerações e o estímulo à lavagem de mãos e ao uso da máscara.
A empresa também tem se preocupado em garantir a proteção dos colaboradores e, por meio da equipe de Saúde e Segurança do Sabin, criou protocolos e realiza visitas diárias às unidades para monitoramento. “Alguns dos nossos funcionários estão em regime de home office, principalmente a parte administrativa. Porém, quem atua presencialmente conta com toda atenção e cuidado”, garante Lídia Abdalla.
Todos os profissionais, tanto quem realiza a coleta e o processamento do exame para Covid-19 como outras equipes, devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), compostos por luvas, máscara, óculos, capacete facial, avental próprio, propé e jaleco com tecido de barreira mecânica.
Consultoria para reabertura das empresas
Para atender as necessidades de segurança sanitária das empresas e do comércio que estão retomando as atividades, o Sabin desenvolveu o serviço de consultoria especializada e personalizada para protocolos e testagem. “Há vários estudos e pesquisas em andamento para a criação de uma vacina. Mas, por enquanto, é necessário saber conviver com vírus. Por isso, seguir os protocolos é fundamental para a retomada das atividades produtivas com segurança”, ressalta a presidente-executiva.
A equipe de médicos e diretores técnicos do laboratório atua em conjunto com os profissionais de RH e terapia ocupacional da empresa para desenvolver o protocolo mais eficaz de retomada das atividades. As ações incluem as orientações de higiene, medição de temperatura, distanciamento, horários de funcionamento, fiscalização, triagem, monitoramento, testagem e isolamento.
Um legado e o Instituto Sabin
Apesar de todas as adversidades vividas nos últimos meses, Lídia Abdalla destaca as importantes lições que a pandemia está deixando para as pessoas. “Tenho certeza que o legado positivo que veio para ficar é a solidariedade. Estamos vendo o senso do coletivo e da ajuda ao próximo cada vez mais forte, tanto nas relações interpessoais, como nas empresas, que estão mais atentas à saúde física e mental do colaborador”, destaca.
O grupo também se mantém engajado com a responsabilidade social, direcionando apoio para causas em áreas de vulnerabilidade social. Criado em 2005 e qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o Instituto Sabin tem contribuído com ações, campanhas e testes para Covid-19 em diversas instituições sociais do Distrito Federal e em todos os outros 12 estados que o Sabin atua.
Sabin Medicina Diagnóstica
Site: Sabin
Redes sociais: Instagram e Facebook
Central de atendimento: (61) 3329-8000
Horário de funcionamento da central de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 18h; e domingos e feriados, das 7h às 14h.
Horário de funcionamento do atendimento domiciliar: de segunda a quinta-feira, das 6h30 às 19h; sexta-feira, das 6h30 às 18h; aos sábados e domingos, das 7h às 11h; e feriados, das 7h às 13h.
Drive-thru: agendamento online
Mais informações sobre atendimento Sabin para Coronavírus: https://www.sabin.com.br/coronavirus (clique aqui)