atualizado
Para reduzir as filas e aumentar a comodidade e o conforto dos cidadãos de Anápolis, a prefeitura do município goiano lançou em 2019 o “Zap da Saúde“, que passou a agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um time de 50 servidores capacitados e treinados pela equipe de regulação ambulatorial está responsável pela marcação de consultas e exames; agendamento para entrega de medicamentos; e o fornecimento de orientações e informações gerais sobre a área. O sucesso da iniciativa fez com que o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, prometesse levar o projeto para todo o país durante o programa eleitoral de rádio e TV.
O projeto inovador implantado em Anápolis, inclusive, já foi pauta de fóruns de tecnologia por todo o país e até no exterior. Em 2019 mesmo, o prefeito Roberto Naves foi convidado para palestrar no Congresso Estadual de Municípios do Estado de São Paulo, promovido em Campos do Jordão. O evento reuniu políticos como João Dória, Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin.
Em 2021, o prefeito palestrou em Barcelona, na Espanha, sobre o tema, em evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). E, neste ano de 2022, Naves foi convidado pela Câmara dos Deputados para apresentar o “Zap da Saúde” no seminário “Gestão Inteligente Cidades Digitais”.
“Nosso objetivo com esse serviço é aproximar ainda mais a comunidade dos serviços de Saúde de forma mais ágil e eficiente”, afirma o prefeito de Anápolis, Roberto Naves. “Numa era totalmente digital, não podemos abrir mão dessas ferramentas tão usuais. É utilizar a tecnologia para melhorar o nosso atendimento.”
O “Zap da Saúde” não é a primeira ferramenta implantada em Anápolis que chama a atenção do governo federal. Ainda em 2019, o prefeito Roberto Naves lançou a proposta das Unidades Básicas de Saúde de Horário Estendido, que funcionam das 7h às 22h. Meses depois, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta instituiu o programa em todo o país.
Zap da Saúde
O “Zap da Saúde” funciona das 7h às 19h de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, em uma central instalada no Rápido do Bairro Jundiaí. Toda e qualquer solicitação de consultas especializadas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras, além de exames, medicamentos e outras informações pode ser feita pelo sistema.
“Outra prioridade era acabar com aquela rotina de ter que acordar de madrugada, pegar condução apenas para isso [marcação]. Nosso objetivo é tornar a saúde casa vez mais humanizada.”
Roberto Naves, prefeito de Anápolis
Para acessar o serviço, o cidadão deve ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde e o encaminhamento. O atendente verificará se o procedimento solicitado é feito pelo SUS e as vagas disponíveis e fará o agendamento, mesmo daqueles que são referenciados para Goiânia. “Em até 72 horas, o cidadão terá a resposta da sua solicitação, seja com o agendamento, com a inserção na regulação ou até mesmo para informar sobre qualquer situação que tenha dúvida”, explicou o diretor municipal de Regulação, Danianne Marinho.