metropoles.com

Criado em Anápolis, Zap da Saúde pode ser implantado em todo o país

O projeto da gestão do prefeito Roberto Naves chamou a atenção do governo federal e já foi pauta de fóruns de tecnologia

Prefeitura de Anápolis/Divulgação
Palestra do prefeito Roberto Naves
1 de 1 Palestra do prefeito Roberto Naves - Foto: Prefeitura de Anápolis/Divulgação

atualizado

Para reduzir as filas e aumentar a comodidade e o conforto dos cidadãos de Anápolis, a prefeitura do município goiano lançou em 2019 o “Zap da Saúde“, que passou a agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um time de 50 servidores capacitados e treinados pela equipe de regulação ambulatorial está responsável pela marcação de consultas e exames; agendamento para entrega de medicamentos; e o fornecimento de orientações e informações gerais sobre a área. O sucesso da iniciativa fez com que o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, prometesse levar o projeto para todo o país durante o programa eleitoral de rádio e TV.

O projeto inovador implantado em Anápolis, inclusive, já foi pauta de fóruns de tecnologia por todo o país e até no exterior. Em 2019 mesmo, o prefeito Roberto Naves foi convidado para palestrar no Congresso Estadual de Municípios do Estado de São Paulo, promovido em Campos do Jordão. O evento reuniu políticos como João Dória, Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin.

Em 2021, o prefeito palestrou em Barcelona, na Espanha, sobre o tema, em evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). E, neste ano de 2022, Naves foi convidado pela Câmara dos Deputados para apresentar o “Zap da Saúde” no seminário “Gestão Inteligente Cidades Digitais”.

“Nosso objetivo com esse serviço é aproximar ainda mais a comunidade dos serviços de Saúde de forma mais ágil e eficiente”, afirma o prefeito de Anápolis, Roberto Naves. “Numa era totalmente digital, não podemos abrir mão dessas ferramentas tão usuais. É utilizar a tecnologia para melhorar o nosso atendimento.”

O “Zap da Saúde” não é a primeira ferramenta implantada em Anápolis que chama a atenção do governo federal. Ainda em 2019, o prefeito Roberto Naves lançou a proposta das Unidades Básicas de Saúde de Horário Estendido, que funcionam das 7h às 22h. Meses depois, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta instituiu o programa em todo o país.

Zap da Saúde

O “Zap da Saúde” funciona das 7h às 19h de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, em uma central instalada no Rápido do Bairro Jundiaí. Toda e qualquer solicitação de consultas especializadas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras, além de exames, medicamentos e outras informações pode ser feita pelo sistema.

“Outra prioridade era acabar com aquela rotina de ter que acordar de madrugada, pegar condução apenas para isso [marcação]. Nosso objetivo é tornar a saúde casa vez mais humanizada.”

Roberto Naves, prefeito de Anápolis

Para acessar o serviço, o cidadão deve ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde e o encaminhamento. O atendente verificará se o procedimento solicitado é feito pelo SUS e as vagas disponíveis e fará o agendamento, mesmo daqueles que são referenciados para Goiânia. “Em até 72 horas, o cidadão terá a resposta da sua solicitação, seja com o agendamento, com a inserção na regulação ou até mesmo para informar sobre qualquer situação que tenha dúvida”, explicou o diretor municipal de Regulação, Danianne Marinho.

Acesse o “Zap da Saúde”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?