metropoles.com

Curaçao: a nova queridinha dos brasileiros nas férias. Saiba o porquê

Com praias paradisíacas, a ilha caribenha também atrai turistas com festivais de música como o Curaçao North Sea Jazz Festival, em agosto

CTB/Reprodução
Fotografia colorida de Curaçao
1 de 1 Fotografia colorida de Curaçao - Foto: CTB/Reprodução

atualizado

Localizada no Mar do Caribe, a ilha de Curaçao está se tornando um destino de férias cada vez mais popular no Brasil. Tanto que o número de turistas brasileiros dobrou de 2022 para 2023, conforme dados oficiais do setor de turismo. 

Além das praias paradisíacas, do mar azul turquesa e das águas quentes, o país atrai pela sensação de segurança climática, pois, ao contrário de outras ilhas da região, apresenta pouca precipitação em forma de chuva e está fora da rota de furacões. 

Outro ponto de destaque é o multiculturalismo, que se reflete tanto na culinária quanto em conversas pelas ruas. Isso porque são quatro idiomas amplamente falados em Curaçao: papiamento (uma língua crioula), holandês, inglês e espanhol.

Inclusive, a ilha oferece uma ampla gama de experiências turísticas, desde atividades aquáticas até passeios históricos pela capital, Willemstad, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

E não podemos esquecer dos festivais musicais, como o Curaçao North Sea Jazz Festival, que será no fim de agosto. A programação conta com artistas de diversos gêneros musicais, como Maluma, Eros Ramazzotti, Marc Anthony, Judith Hill e Jennifer Hudson.

Música

Assim como as praias, a vida noturna de Curaçao também é vibrante durante todo o ano com o ritmo tumba, de origem africana, que anima bastante os turistas.

Aliás, caso prefira uma maior diversidade de gêneros musicais, a ilha recebe, anualmente, o Curaçao North Sea Jazz Festival, um dos festivais mais emblemáticos do mundo, com artistas de blues, soul, reggaeton, funk, hip-hop e pop.

Em 2024, o festival será nos dias 29, 30 e 31 de agosto no World Trade Center, em Piscadera Bay. A estrutura conta com três palcos, sendo dois externos. Há assentos em todos os espaços, por isso não é permitido levar a própria cadeira.

E não precisa se preocupar em levar comida, já que o evento terá restaurantes com váriados tipos de comidas, incluindo pratos típicos de Curaçao.

Uma das apresentações mais aguardadas é do cantor e compositor italiano Eros Ramazzotti, que é a voz por trás de sucessos como La Cosa Mas Bella e Piu Bella Cosa.

O cantor colombiano Maluma também estará no evento cantando hits de reggaeton, como Hawái e Borro Cassette. Assim como a cantora Jennifer Hudson, que já venceu grandes prêmios como Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

Outros nomes também agitarão o festival, como Gladys Knight, Marc Anthony e Judith Hill.

Os ingressos estão disponíveis no site oficial do festival

Apesar de não ter idade mínima para entrar no festival, não há descontos para crianças. E toda a estrutura é acessível para pessoas com deficiência, como acessos para cadeirantes.

Aventuras aquáticas 

A ilha conta com 35 praias oficiais, que podem ser facilmente acessadas de carro ou transporte público. As águas límpidas são ideais para aventuras aquáticas como windsurf e mergulho, enquanto em terra firme os visitantes podem explorar museus, spas, aquários, excursões, passeios de bicicleta, safáris, campos de golfe e cassinos.

E não precisa se preocupar com a data: todos os meses são ideais para o turismo, já que a ilha tem uma temperatura média de 30ºC durante todo o ano, e águas quentes, que permanecem por volta de 28ºC.

8 imagens
Curaçao é ideal para atividades aquáticas, como mergulho
A ilha conta com 35 praias oficiais, que podem ser facilmente acessíveis de carro ou transporte público
Outros pontos turísticos são os fortes, que desempenharam um papel crucial no país
A multicultura da cidade também é vista na culinária do país
As águas límpidas são ideais para aventuras aquáticas como windsurf e mergulho
1 de 8

A capital, Willemstad, tem construções coloridas e arquitetura histórica

CTB/Reprodução
2 de 8

Curaçao é ideal para atividades aquáticas, como mergulho

CTB/Reprodução
3 de 8

A ilha conta com 35 praias oficiais, que podem ser facilmente acessíveis de carro ou transporte público

CTB/Reprodução
4 de 8

Outros pontos turísticos são os fortes, que desempenharam um papel crucial no país

CTB/Reprodução
5 de 8

A multicultura da cidade também é vista na culinária do país

CTB/Reprodução
6 de 8

As águas límpidas são ideais para aventuras aquáticas como windsurf e mergulho

CTB/Reprodução
7 de 8

Não há mês específico para o turismo, já que a ilha tem uma temperatura média de 30ºC durante todo o ano

CTB/Reprodução
8 de 8

Curaçao também atrai pela sensação de segurança climática, pois, ao contrário de outras ilhas da região, apresenta pouca precipitação em forma de chuva e está fora da rota de furacões

CTB/Reprodução

Riqueza cultural 

Curaçao é um verdadeiro caldeirão cultural. Colonizada pela Holanda no século XVII, a ilha mistura mais de 50 etnias. A capital, Willemstad, com vibrantes construções coloridas e arquitetura histórica, é um reflexo dessa diversidade. 

Por toda a ilha foram preservadas 85 casas-grandes, conhecidas como landhuizen, remanescentes do período de colonização holandesa. Hoje, muitas dessas construções abrigam museus, destilarias e até restaurantes. 

Outros pontos turísticos são os fortes, que desempenharam um papel crucial por séculos. Com destaque para o Forte Amsterdã, construído em 1635 e o mais antigo de todos.

Caso procure algo mais moderno, o centro da capital de Curaçao é cheio de lojinhas e comércios. 

A mistura cultural também é refletida na culinária local, com pratos tradicionais como guisados de carne bovina e de cabra, que são oferecidos em alta gastronomia e até mesmo em food trucks. Sem contar o famoso licor Blue Curaçao, que é produzido com laranjas da ilha e tem um sabor meio seco e estimulante. 

Uma dica é visitar o mercado da capital de Curaçao, que é o lugar perfeito para uma autêntica experiência culinária. O espaço conta com uma abundância de peixes e frutos do mar fresquinhos, o que é um privilégio da culinária de um país que está cercado pelo mar.

Voos do Brasil

Para atender à crescente demanda, o número de voos entre Brasil e Curaçao aumentou no último ano. Agora, há voos diretos partindo de Belo Horizonte. Também há rotas já estabelecidas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com conexões. 

Visite Curaçao 

Site | Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?