metropoles.com

Palestrante do Butão abre 1º Congresso da Felicidade de Brasília

Programação do evento, que ocorrerá no Museu Nacional da República em 13 de agosto, traz talks sobre ciência da felicidade

Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Fotografia colorida mostrando pessoa segurando folheto com foto de JK-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando pessoa segurando folheto com foto de JK-Metrópoles - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

atualizado

Em menos de um mês, o público da capital federal poderá examinar os pilares científicos de um dos sentimentos mais almejados pela humanidade: a felicidade. Em 13 de agosto, o 1º Congresso da Felicidade de Brasília chega ao Museu Nacional da República para um dia inteiro de programação variada, com palestras de especialistas renomados, exposição de arte, vila gastronômica e atrações musicais.

Destaque para o educador e premiado ex-ministro Thakur S. Powdyel, conhecido globalmente por introduzir o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) no sistema educacional do Butão. Neste ano, o foco da primeira edição do congresso será a ciência da felicidade. 

O evento foi idealizado pela professora doutora Cosete Ramos, pioneira, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Amabrasília) e do Movimento Brasília Capital da Felicidade.

Fotografia colorida mostrando mulher de braços abertos-Metrópoles

“Este fantástico congresso é o primeiro passo no sentido de realizar o novo sonho da sociedade civil do Distrito Federal. Estamos oferecendo para a população que ama Brasília e que sonha em transformá-la na Capital da Felicidade.”

Cosete Ramos, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Amabrasília) e do Movimento Brasília Capital da Felicidade
 

A realização é do IPCB (Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro) com o apoio do Ministério da Cultura, do governo do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Fotografia colorida mostrando homem de óculos-Metrópoles

“O Congresso se apresenta como um convite para desbravar as diversas facetas que compõem a felicidade, saúde, alegria e bem-estar”, explica o administrador do IPCB, Jorge Luiz Silva.

“É uma oportunidade para examinar a felicidade e o bem-estar por meio de diferentes abordagens, que ampliam horizontes e oferecem ferramentas práticas para uma vida mais plena e feliz”, complementa.  

A programação completa do 1º Congresso da Felicidade de Brasília será divulgada em breve pelo Instagram do evento.

A entrada é franca, mediante inscrição pelo site.

O evento está sujeito à lotação, portanto, é recomendado chegar cedo. 

Felicidade Interna Bruta 

Conhecido como a “Joia dos Himalaias”, o país de origem do palestrante internacional do congresso, o Butão, é inspiração global com a implementação do conceito de Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), criado nos anos 1970 pelo rei Jigme Singya Wangchuck e implementado em 2008.

O índice considera o progresso da nação baseado não apenas no crescimento econômico, mas também na conservação do meio ambiente, na preservação da cultura e na promoção da boa governança. 

Dessa forma, o FIB harmoniza esses pilares no desenvolvimento, e atentando para nove domínios essenciais para a felicidade e bem-estar dos cidadãos. São eles:

  1. bem-estar psicológico
  2. padrão de vida
  3. saúde
  4. educação
  5. uso do tempo
  6. diversidade cultural e resiliência
  7. governança
  8. vitalidade comunitária
  9. equilíbrio ecológico

Esses domínios são medidos por meio de 33 índices e sub-índices, fornecendo uma visão detalhada do estado de bem-estar dos cidadãos. 

O professor e ex-ministro Thakur S. Powdyel desempenhou um papel crucial na concretização da iniciativa.

Fotografia colorida mostrando rosto de homem-Metrópoles

Em 2009, introduziu no sistema educacional butanês a estratégia Educating for Gross National Happiness, que busca aprimorar a educação dos alunos para além do intelecto, abrangendo também os elementos natural, social, cultural, intelectual, acadêmico, estético, espiritual e moral.

O educador também é autor de um livro sobre o assunto, publicado em 2020, intitulado Minha Escola Verde: Um Esboço. 

“Felicidade é um sentimento fundamental na vida de todos os seres humanos e, portanto, merece se tornar uma política pública, apoiada pelo governo”, frisa Cosete Ramos.

“Esta é a primeira grande iniciativa para alavancar o sonho de Brasília Capital da Felicidade, inspirado pelo ideal que nos trouxe à Brasília, liderado pelo nosso amado presidente Juscelino Kubitschek”, defende a idealizadora do evento.

1º Congresso da Felicidade de Brasília

Quando: 13 de agosto (terça-feira)
Horário: das 8h à 0h

Onde: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Brasília/DF)

A entrada é franca, mediante inscrição pelo site.

Vagas limitadas 

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?