metropoles.com

Força-Tarefa Nacional de Fiscalização do Confea atuará na Bahia

De 17 a 19 de junho, ação busca garantir a segurança não apenas de quem está na construção civil, mas de toda a sociedade

Agência Brasil
Fotografia colorida mostrando três operários em obra-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando três operários em obra-Metrópoles - Foto: Agência Brasil

atualizado

Entre os dias 17 e 19 de junho, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) promoverão a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização. O piloto da ação, que será extendida a outros estados, será em Salvador, na Bahia.

“Um dos motivos que nos levou a escolher a Bahia é que, nos últimos anos, estamos percebendo o trabalho que o Carqueija [presidente do Crea-BA] está fazendo junto com o Ministério Público do Trabalho e o cuidado e a prevenção que estão tendo com acidentes principalmente em canteiros de obras.”

Vinicius Marchese, presidente do Confea

O trabalho preventivo para que os operários nos canteiros de obras também tenham mais segurança será um dos focos da força-tarefa em todo o país, segundo Marchese.

Quanto à importância da iniciativa para a sociedade brasileira, o presidente do conselho pontua que os cidadãos terão essa percepção de que o Confea está fiscalizando e exigindo que profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estejam à frente das atividades nas quais são responsáveis para garantir a segurança não apenas de quem está na construção civil, mas de toda a comunidade.

Importância da fiscalização

Em 2023, na Bahia, foram notificados 13.921 acidentes de trabalho, incluindo acidentes típicos, de trajeto no setor de transportes e doenças – 108 deles com vítimas fatais. Já entre janeiro e abril deste ano, foram mais de 4 mil acidentes de trabalho; mais de 30 com vítimas fatais.

Entre as áreas que mais registraram esses acidentes está o setor de obras. Conforme informações da Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério Público do Trabalho.

“Nesta primeira etapa, vamos reunir mais de 50 agentes fiscais de todo o país. O objetivo é fortalecer a fiscalização e garantir que profissionais registrados estejam sempre à frente de atividades técnicas. Fazer com que a sociedade entenda a importância do trabalho dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento de todo país é nosso foco também. Queremos que o profissional entenda que o seu conselho profissional é um aliado e uma instituição que gera valor para os engenheiros, agrônomos e geocientistas.”

Vinicius Marchese, presidente do Confea

Confea

O principal objetivo do Confea é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.

“A fiscalização do Confea é apontada para o cumprimento do exercício profissional, para o cumprimento da responsabilidade técnica. Nosso trabalho é exigir um profissional capaz à frente das atividades”, pontua o presidente do conselho.

Site | Instagram | Facebook | YouTube

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?