atualizado
Entre os dias 17 e 19 de junho, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) promoverão a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização. O piloto da ação, que será extendida a outros estados, será em Salvador, na Bahia.
“Um dos motivos que nos levou a escolher a Bahia é que, nos últimos anos, estamos percebendo o trabalho que o Carqueija [presidente do Crea-BA] está fazendo junto com o Ministério Público do Trabalho e o cuidado e a prevenção que estão tendo com acidentes principalmente em canteiros de obras.”
Vinicius Marchese, presidente do Confea
O trabalho preventivo para que os operários nos canteiros de obras também tenham mais segurança será um dos focos da força-tarefa em todo o país, segundo Marchese.
Quanto à importância da iniciativa para a sociedade brasileira, o presidente do conselho pontua que os cidadãos terão essa percepção de que o Confea está fiscalizando e exigindo que profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estejam à frente das atividades nas quais são responsáveis para garantir a segurança não apenas de quem está na construção civil, mas de toda a comunidade.
Importância da fiscalização
Em 2023, na Bahia, foram notificados 13.921 acidentes de trabalho, incluindo acidentes típicos, de trajeto no setor de transportes e doenças – 108 deles com vítimas fatais. Já entre janeiro e abril deste ano, foram mais de 4 mil acidentes de trabalho; mais de 30 com vítimas fatais.
Entre as áreas que mais registraram esses acidentes está o setor de obras. Conforme informações da Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério Público do Trabalho.
“Nesta primeira etapa, vamos reunir mais de 50 agentes fiscais de todo o país. O objetivo é fortalecer a fiscalização e garantir que profissionais registrados estejam sempre à frente de atividades técnicas. Fazer com que a sociedade entenda a importância do trabalho dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento de todo país é nosso foco também. Queremos que o profissional entenda que o seu conselho profissional é um aliado e uma instituição que gera valor para os engenheiros, agrônomos e geocientistas.”
Vinicius Marchese, presidente do Confea
Confea
O principal objetivo do Confea é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.
“A fiscalização do Confea é apontada para o cumprimento do exercício profissional, para o cumprimento da responsabilidade técnica. Nosso trabalho é exigir um profissional capaz à frente das atividades”, pontua o presidente do conselho.