Concursos: “Momento é das carreiras policiais”, diz especialista
Rafael Pavarine, coordenador-geral do IMP, também dá dicas de preparação para os concurseiros iniciantes
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o mercado de concursos mudou. A quantidade de vagas diminuiu e, em plena recessão econômica, muita gente tem optado por estudar apenas com o edital em mãos. Mas quem tem larga experiência nesse mercado alerta: a preparação “imediatista” não é promissora.
Rafael Pavarine é coordenador-geral de uma dos principais instituições de ensino do DF voltadas para esse mercado, o IMP. Segundo ele, o período necessário para um aluno se tornar competitivo e apto para ser aprovado é, em média, de dois anos. “E aí, não estamos falando de convocação, porque isso pode levar até muito mais tempo”, destaca.
O coordenador enfatiza que a condição de “baixa” nos editais é justamente o período mais indicado para começar a estudar. Na avaliação dele, quem busca uma aprovação mais rápida deve optar pelas carreiras policiais. “O Brasil está no momento dessa profissão, até pelo perfil do presidente e dos Executivos estaduais. Muita gente foi eleita por ter o mesmo discurso do presidente Bolsonaro, que prioriza muito a segurança”, afirma.
Em Brasília, uma das seleções mais esperadas por concurseiros da cidade tem sinal verde para sair do papel. A Secretaria de Fazenda confirmou a intenção de lançar, ainda em 2019, o edital para contratação de 1,8 mil agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Além disso, o governador, Ibaneis Rocha, afirmou que pretende colocar na praça outro edital neste ano, a fim de preencher 300 vagas de escrivão.
O ritmo das carreiras policiais nas outras esferas, federal e estadual, também está forte. No ano passado, tivemos concurso da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e já se fala em novas vagas para a PF e a PRF em 2020.
Rafael Pavarine é coordenador-geral do IMP
Em 2018, foi publicado um certame para praças da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com 1.000 vagas. No total, 32% dos candidatos aprovados fizeram o curso preparatório do IMP. Além disso, 17 homens e 21 mulheres entre os 50 primeiros colocados de cada categoria se prepararam com a instituição.
Nas duas unidades do IMP, localizadas na Asa Sul e em Águas Claras, a movimentação é intensa. Salas de aula cheias em todos os turnos – matutino, vespertino e noturno –, e uma capacidade surpreendente: 4 mil estudantes por período.
Preparação de média e longa duração
Para quem pretende começar a estudar agora, a dica do especialista são as turmas presenciais de média duração, que vão de um a dois anos. “É o que mais indicamos para os alunos que precisam desenvolver uma rotina de estudos, até porque essas turmas são divididas por carreiras: policiais, fiscais e tribunais. Elas reúnem conteúdos básicos, que representam cerca de 80% de qualquer concurso da área, seja local ou nacional.”
Entre as opções de preparação de média duração está a Turma Platinum, um dos formatos mais conhecidos da marca. A proposta oferece uma base sólida de conhecimento, que vai do nível básico ao avançado. Os diferenciais: coaching de estudo, oficinas de redação, maratonas de exercício, free pass on-line e presencial, além da garantia Duo – benefício que permite ao estudante realizar um novo curso sem pagamento adicional, caso não seja aprovado num período de dois anos.
Com uma boa base, é possível seguir com conteúdos específicos pela plataforma on-line. Estão à disposição no site do IMP várias opções de pacotes e disciplinas avulsas específicas para alguns certames, principalmente aqueles realizados fora de Brasília.
O ensino à distância (EAD) cresce a passos largos. Nos últimos 10 anos, o número de matrículas on-line mais que dobrou, de acordo com censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed). Em 2017, foram mais de 7 milhões de inscritos em diferentes modalidades, da educação básica às especializações.
Para Rafael, em relação ao “presencial x on-line”, o fator determinante é o perfil de cada aluno: “Há quem se identifique mais com o estudo à distância e quem prefira o presencial. Mas, de uma forma mais geral, é interessante começar presencialmente e, depois, criar a própria rotina à distância, e aí retornar para os cursos pós-editais”.
Aniversário de 10 anos
Em 2019, a empresa brasiliense completa 10 anos. Para o gestor, o balanço é positivo. “Se manter durante todo esse tempo no mercado presencial, com duas estruturas muito grandes, já é uma conquista muito grande. Conseguimos marcar o nosso nome na cabeça dos alunos, e isso é a maior demonstração de que estamos no caminho certo”, comemora.
Para acessar aulas gratuitas do IMP Concursos, clique aqui e se inscreva no canal do Youtube.
IMP Concursos
Cursos presenciais, em Brasília:
www.impconcursos.com.br
Cursos Online:
www.imponline.com.br
Unidade Asa Sul – Brasília
Endereço: L2 Sul · SGAS 603, Conjunto C
CEP: 70.200-630
Telefone: (61) 3029-9700
contato@impconcursos.com.br
Unidade Águas Claras – Brasília
Endereço: Avenida Jacarandá, Lote 16
CEP: 71.927-540
Telefone: (61) 3029-9700
contato@impconcursos.com.br
Redes sociais
Instagram: @impconcursos
Facebook: @IMPConcursos
YouTube: @canaldoimponline