atualizado
Tagarela ou não, é certo dizer que, cada vez mais, as pessoas têm buscado dividir os interesses com o mundo, seja em uma roda de amigos ou nas redes sociais. Foi pensando nisso que a Escola de Comunicação, Criatividade e Artes do IDP (ECOM/IDP) lançou o Desafio Podcaster – Vozes que Ecoam, para ampliar o alcance da voz de quem tem muito a dizer!
Os ganhadores terão seis meses de produção e edição do podcast, treinamentos vocais e acompanhamento com fonoaudiólogo. Além de receberem um pack de equipamentos com microfone, pop filter, headphone e interface de áudio.
Como participar do concurso?
As inscrições já estão abertas pelo site do IDP e vão até o dia 25 de agosto. O projeto quer ouvir todas as pessoas que têm aquela ideia incrível para um podcast guardada em um bloco de notas e também quem está precisando dar um up em um programa já existente. O “Vozes que Ecoam” possui duas categorias: Ensino Médio e Categoria Geral.
Para se inscrever, é necessário residir no Distrito Federal e, na categoria Ensino Médio, também precisa estar matriculado em uma Instituição de Ensino do DF. Para ajudar a tirar esses projetos do papel, a ECOM/IDP convidou um time de peso para compor a Comissão Avaliadora, que conta com grandes nomes da comunicação de Brasília e também referências nacionais.
A Comissão Avaliadora certamente é um destaque deste Desafio. Importantes nomes da cena local e grandes referências do universo podcast, como Camila Fremder (Podcast “É Noia Minha?”), Déia Freitas (Podcast “Não Inviabilize”) e Cris Guterres (Podcast “Meteora”), que possuem milhões de ouvintes e são um grande sucesso, embarcaram nessa aventura.
Os projetos vencedores levam para casa um kit completo de equipamentos, treinamentos exclusivos e auxílio na produção conceitual e editorial durante três meses.
O poder do áudio
“Todo mundo gosta de falar sobre as suas paixões. Podcasts têm um enorme potencial de difusão e criação de comunidades e essa iniciativa é para que os brasilienses tenham suas boas ideias compartilhadas com o mundo”, explica Bárbara Worisch, Gerente de Desenvolvimento de Produtos do IDP.
E bastante gente tem muito conteúdo para compartilhar em áudio. Prova disso é o número de podcasts que só aumenta desde 2018, ano em que 70,3% dos produtores começaram a lançar os programas mais conhecidos do Brasil. Segundo pesquisa da Abpod, o número de ouvintes de podcasts aumenta constantemente no País. A pesquisa apresenta ainda uma estimativa de que esse número possa chegar a até 34,6 milhões de ouvintes de podcasts em 2021 só no Brasil.
Para João Azevedo, especialista em produtos do IDP, “podcasts têm se tornado um fenômeno nos últimos anos. O espírito dessa ação é fomentar o cenário da nossa cidade para que possamos, gradualmente, nos tornar referência na produção nacional”.
A produção de podcast tem muito destaque no Sudeste, onde se concentra o maior número de produtores de conteúdo em áudio (54,21%), segundo dados da Abpod. E foi pensando em estimular essa produção em Brasília que a ECOM/IDP desenhou a proposta do Desafio Podcaster.
A ECOM/IDP nasceu olhando para o futuro, conferindo competências e habilidades que elevam a capacidade de navegação dos alunos em um mundo complexo e volátil. São ofertados os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, nos quais os estudantes vivenciam e dominam as ferramentas mais importantes da Comunicação nas diferentes facetas – humana, mercadológica e tecnológica.