atualizado
Neste episódio da websérie Comece Investindo, Fabrizio Gueratto, financista do canal 1 Bilhão Educação Financeira, ensina como saber a hora certa de pular fora de um determinado investimento.
Muitos investidores do mercado financeiro, sabem que sair a tempo de um ativo pode evitar grandes prejuízos futuros, o que não sabem é qual o momento ideal para tomar essa atitude.
“A hora certa não existe. Não há uma fórmula mágica que indique com algo concreto que essa é de fato a hora para deixar de investir em tal ativo ou se desfazer dele, mas existem estudos, balanços e histórias de empresas que podem sinalizar que aquele momento pode ser o mais ideal. Esse momento vai depender de você e de alguns indicadores”, pontua Gueratto.
Pensando nisso, confira um roteiro com fatores que devem ser avaliados e estudados antes de se desfazer de ações:
Empresa envolvida em escândalo
Toda vez que uma empresa se encontra em uma grande polêmica, é provável que o papel dela despenque e quem estiver atento e vender os ativos rapidamente, pode evitar perda de dinheiro.
Concorrência de mercado
O varejo é um ótimo case para ser analisado. Muitas vezes uma determinada varejista saiu na frente (com logística, um e-commerce), mas os concorrentes acompanharam o movimento e hoje ela já não tem nenhum diferencial. Quando a concorrência acaba com os fatores que fazem a empresa se diferenciar, pode ser o momento de vender os ativos.
Questões éticas
É cada vez mais comum encontrar investidores que atuam seguindo um padrão ético. Muitos não querem ser sócios de empresas que prejudicam os clientes, que estão envolvidas em desastres ambientais ou são negligentes em determinadas situações. Ou seja, preferem investir em empresas socialmente responsáveis. Logo, a ética pode ser um fator de decisão na hora de se desfazer de ativos.
Veja o vídeo completo e confira todos os fatores apontados pelo financista. A websérie Comece Investindo é oferecida pelo Banco de Brasília.