atualizado
A felicidade sempre foi tema de debate na sociedade. Independentemente de valores ou crenças pessoais, faz parte da natureza humana encontrar respostas sobre o que é o estado de contentamento e buscá-lo a qualquer custo.
As definições do que é felicidade são muitas. Estudiosos de diversas áreas se dedicaram a buscar respostas sobre o tema. O filósofo Sócrates, por exemplo, deu um novo rumo ao debate, quando concluiu que a felicidade não estava ligada apenas à satisfação dos desejos e às necessidades do corpo, mas, principalmente, aos clamores da alma.
Na prática, os seres humanos procuram exemplo e inspiração em personalidades que acreditam ter alcançado a satisfação pessoal.
Nesta matéria, apresentamos a definição de felicidade de seis pessoas influentes pelo mundo. Confira:
Oprah Winfrey
A apresentadora de TV norte-americana ganhou vários prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show. Entre 1986 e 2011, abordou uma série de temas, desde questões sociais e entrevistas com celebridades até histórias de superação e sucesso.
Anos após o programa ter chegado ao fim, Oprah escreveu um livro, em parceria com o professor universitário de Havard, Arthur C. Brooks: “Construa a vida que você quer: a arte e a ciência de ser mais feliz”, e impressionou os leitores ao dizer que, durante as gravações, acompanhou de perto toda espécie de infelicidade.
Oprah separou os convidados em três categorias: os infelizes, marcados por profundas desilusões; os felizes, que encontraram o amor e colheram frutos de generosidade; e uma terceira categoria, formada por aqueles que tinham todas as razões para serem infelizes, mas não eram. Eram otimistas e “faziam limonada com os limões da vida”.
Para Oprah, esse é o real significado da felicidade, uma força gerada de dentro para fora, equilibrada por quatro pilares: família, amizade, trabalho e fé.
Mário Sérgio Cortella
Conhecido por seus pensamentos e reflexões, Mário Sérgio Cortella é filósofo, escritor, educador e palestrante. Escreveu livros sobre diversos temas cotidianos, entre eles a obra “Felicidade foi-se embora?”, em que inspira os leitores a buscarem o contentamento em todos os momentos da vida, até mesmo nos mais difíceis.
Para o filósofo, a felicidade é uma percepção de abundância da vida. Uma vibração intensa da vida que, em determinado momento, faz com que a pessoa sinta que vale a pena ter vivido, estar vivo.
Nesse cenário, aspectos como alegria, bem-estar e euforia são formas pelas quais a felicidade pode se mostrar, mas não são felicidade em si — que é um estado superior a algumas boas sensações. Ela não vem sempre nem se ausenta o tempo todo, e todo ser humano tem momentos felizes.
Michelle Obama
A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, é conhecida mundialmente por ser uma mulher de sucesso.
Eleita uma das 25 Mulheres mais Inspiradoras do Mundo, ela é autora dos livros “Minha história: Michelle Obama” e “A luz que nos ilumina”, no qual resgata o seu passado e fala sobre bastidores da Casa Branca e seu relacionamento com Barack Obama.
Em entrevista dada ao site Refinery29, pelo Dia da Mulher, Michelle revelou que exercita, diariamente, o hábito de ser feliz para melhorar a vida dela e das pessoas ao seu redor.
“O meu primeiro hábito diário é me dar permissão para ser feliz. É físico e mental. É minha dieta, atividade física e estado emocional. Tudo está unido”, afirmou.
Para ela, o equilíbrio entre o trabalho e a vida é felicidade. Cada pessoa deve buscar sua própria versão de felicidade, independentemente de questões exteriores.
Gisele Bündchen
Quem acompanha a carreira de Gisele Bündchen sabe que a modelo brasileira é um símbolo de mulher bem sucedida. A gaúcha trabalhou com grandes marcas, como Ralph Lauren, Versace, Valentino e Victoria’s Secret, e foi, por 15 anos, a modelo mais bem paga do mundo.
Mãe e empresária, a modelo acredita que a felicidade é um trabalho interno, que depende da qualidade dos pensamentos de cada um. Ou seja, cada ser humano escolhe ser feliz independentemente das circunstâncias, e não deve dar ao outro o poder sobre a sua vida.
Gisele acredita que, para tomar as melhores decisões, que levarão à felicidade pessoal, cada um deve se fazer a seguinte pergunta: “O que realmente é importante para mim?”. “Quanto mais nos conhecemos, mais descobriremos que a felicidade não vem de coisas externas, e, sim, de dentro”, falou.
Mark Zuckerberg
O empresário Mark Zuckerberg ganhou fama mundial por ser um dos fundadores do Facebook (Meta). Em 2015, o CEO respondeu a perguntas feitas a ele por meio da rede social. Em uma delas, um usuário questionou qual era a definição de felicidade. Prontamente Zuckerberg respondeu que, para ele, felicidade é fazer alguma coisa que tenha o propósito de ajudar as pessoas.
O CEO ressaltou, ainda, a diferença entre felicidade e diversão: “As pessoas confundem felicidade com diversão. Eu não acredito que seja possível se divertir todos os dias. Mas acredito que é possível fazer algo para ajudar as pessoas diariamente”, disse.
Em outro momento, em um discurso histórico realizado em Harvard, Zuckerberg disse que um propósito pode criar felicidade de verdade, e que “propósito é o senso de que somos parte de algo maior que nós mesmos, que somos necessários e que trabalhamos para algo melhor”.
Amyr Klink
Amyr Klink é um dos mais respeitados exploradores do mundo e considerado o maior navegador do Atlântico Sul. Responsável por 20 expedições marítimas, 15 delas para Antártica, Klink dedica sua vida a contar as aventuras que viveu em suas viagens pelo mundo.
Autor de best sellers, Klink já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e teve suas obras publicadas em seis idiomas.
Em um de seus livros, Cem dias entre o céu e o mar, o navegador revelou que o que o deixou mais feliz, em sua primeira viagem, foi ser protagonista de um projeto, após anos de planejamento.
Amyr Klink em Brasília
Agora, o navegador compartilhará suas histórias com o público de Brasília. O Metrópoles realiza a primeira edição do Metrópoles Talks com uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada da vida com o célebre navegador Amyr Klink.
O evento “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades” será realizado em 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto).
Os ingressos estão disponíveis para venda no site Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 70.