metropoles.com

Como 6 famosos definem a felicidade. Assunto é tema de palestra no DF

1ª edição do Metrópoles Talks será realizada em 27 de junho, às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães; Amyr Klink é o palestrante

Getty Images
Imagem colorida - palestra sobre felicidade com Amyr Klink - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - palestra sobre felicidade com Amyr Klink - Metrópoles - Foto: Getty Images

atualizado

A felicidade sempre foi tema de debate na sociedade. Independentemente de valores ou crenças pessoais, faz parte da natureza humana encontrar respostas sobre o que é o estado de contentamento e buscá-lo a qualquer custo. 

As definições do que é felicidade são muitas. Estudiosos de diversas áreas se dedicaram a buscar respostas sobre o tema. O filósofo Sócrates, por exemplo, deu um novo rumo ao debate, quando concluiu que a felicidade não estava ligada apenas à satisfação dos desejos e às necessidades do corpo, mas, principalmente, aos clamores da alma.

Na prática, os seres humanos procuram exemplo e inspiração em personalidades que acreditam ter alcançado a satisfação pessoal.

Nesta matéria, apresentamos a definição de felicidade de seis pessoas influentes pelo mundo. Confira:

Oprah Winfrey 

Imagem colorida - Oprah Winfrey define felicidade - Metrópoles

A apresentadora de TV norte-americana ganhou vários prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show. Entre 1986 e 2011, abordou uma série de temas, desde questões sociais e entrevistas com celebridades até histórias de superação e sucesso. 

Anos após o programa ter chegado ao fim, Oprah escreveu um livro, em parceria com o professor universitário de Havard, Arthur C. Brooks: “Construa a vida que você quer: a arte e a ciência de ser mais feliz”, e impressionou os leitores ao dizer que, durante as gravações, acompanhou de perto toda espécie de infelicidade. 

Oprah separou os convidados em três categorias: os infelizes, marcados por profundas desilusões; os felizes, que encontraram o amor e colheram frutos de generosidade; e uma terceira categoria, formada por aqueles que tinham todas as razões para serem infelizes, mas não eram. Eram otimistas e “faziam limonada com os limões da vida”. 

Para Oprah, esse é o real significado da felicidade, uma força gerada de dentro para fora, equilibrada por quatro pilares: família, amizade, trabalho e fé.

Mário Sérgio Cortella 

Imagem colorida - Mário Sérgio Cortella define felicidade - Metrópoles

Conhecido por seus pensamentos e reflexões, Mário Sérgio Cortella é filósofo, escritor, educador e palestrante. Escreveu livros sobre diversos temas cotidianos, entre eles a obra “Felicidade foi-se embora?”, em que inspira os leitores a buscarem o contentamento em todos os momentos da vida, até mesmo nos mais difíceis. 

Para o filósofo, a felicidade é uma percepção de abundância da vida. Uma vibração intensa da vida que, em determinado momento, faz com que a pessoa sinta que vale a pena ter vivido, estar vivo. 

Nesse cenário, aspectos como alegria, bem-estar e euforia são formas pelas quais a felicidade pode se mostrar, mas não são felicidade em si — que é um estado superior a algumas boas sensações. Ela não vem sempre nem se ausenta o tempo todo, e todo ser humano tem momentos felizes. 

Michelle Obama

Imagem colorida - Michelle Obama define felicidade - Metrópoles

A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, é conhecida mundialmente por ser uma mulher de sucesso.

Eleita uma das 25 Mulheres mais Inspiradoras do Mundo, ela é autora dos livros “Minha história: Michelle Obama” e “A luz que nos ilumina”, no qual resgata o seu passado e fala sobre bastidores da Casa Branca e seu relacionamento com Barack Obama. 

Em entrevista dada ao site Refinery29, pelo Dia da Mulher, Michelle revelou que exercita, diariamente, o hábito de ser feliz para melhorar a vida dela e das pessoas ao seu redor.

“O meu primeiro hábito diário é me dar permissão para ser feliz. É físico e mental. É minha dieta, atividade física e estado emocional. Tudo está unido”, afirmou.

Para ela, o equilíbrio entre o trabalho e a vida é felicidade. Cada pessoa deve buscar sua própria versão de felicidade, independentemente de questões exteriores. 

Gisele Bündchen

Imagem colorida - Gisele Bündchen define felicidade - Metrópoles

Quem acompanha a carreira de Gisele Bündchen sabe que a modelo brasileira é um símbolo de mulher bem sucedida. A gaúcha trabalhou com grandes marcas, como Ralph Lauren, Versace, Valentino e Victoria’s Secret, e foi, por 15 anos, a modelo mais bem paga do mundo. 

Mãe e empresária, a modelo acredita que a felicidade é um trabalho interno, que depende da qualidade dos pensamentos de cada um. Ou seja, cada ser humano escolhe ser feliz independentemente das circunstâncias, e não deve dar ao outro o poder sobre a sua vida.

Gisele acredita que, para tomar as melhores decisões, que levarão à felicidade pessoal, cada um deve se fazer a seguinte pergunta: “O que realmente é importante para mim?”. “Quanto mais nos conhecemos, mais descobriremos que a felicidade não vem de coisas externas, e, sim, de dentro”, falou. 

Mark Zuckerberg 

Imagem colorida - Mark Zuckerberg define felicidade - Metrópoles

O empresário Mark Zuckerberg ganhou fama mundial por ser um dos fundadores do Facebook (Meta). Em 2015, o CEO respondeu a perguntas feitas a ele por meio da rede social. Em uma delas, um usuário questionou qual era a definição de felicidade. Prontamente Zuckerberg respondeu que, para ele, felicidade é fazer alguma coisa que tenha o propósito de ajudar as pessoas. 

O CEO ressaltou, ainda, a diferença entre felicidade e diversão: “As pessoas confundem felicidade com diversão. Eu não acredito que seja possível se divertir todos os dias. Mas acredito que é possível fazer algo para ajudar as pessoas diariamente”, disse. 

Em outro momento, em um discurso histórico realizado em Harvard, Zuckerberg disse que um propósito pode criar felicidade de verdade, e que “propósito é o senso de que somos parte de algo maior que nós mesmos, que somos necessários e que trabalhamos para algo melhor”.

Amyr Klink 

amyr klink

Amyr Klink é um dos mais respeitados exploradores do mundo e considerado o maior navegador do Atlântico Sul. Responsável por 20 expedições marítimas, 15 delas para Antártica, Klink dedica sua vida a contar as aventuras que viveu em suas viagens pelo mundo. 

Autor de best sellers, Klink já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e teve suas obras publicadas em seis idiomas.

Em um de seus livros, Cem dias entre o céu e o mar, o navegador revelou que o que o deixou mais feliz, em sua primeira viagem, foi ser protagonista de um projeto, após anos de planejamento. 

Amyr Klink em Brasília 

Agora, o navegador compartilhará suas histórias com o público de Brasília. O Metrópoles realiza a primeira edição do Metrópoles Talks com uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada da vida com o célebre navegador Amyr Klink.

O evento “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades” será realizado em 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto).

Os ingressos estão disponíveis para venda no site Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 70.

Compre aqui o seu ingresso

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?