atualizado
Nas últimas semanas, os brasilienses foram obrigados a tirar os casacos do armário para aguentar o friozinho mais intenso deste outono. Mas a época também oferece a parte boa, como vestir belas roupas de couro e tomar um delicioso vinho ou um chocolate quente na companhia da família e amigos. Até dá para se sentir um pouco no Sul. Inclusive, após mais de dois anos de pandemia, a experiência de estar mais próximo da cultura e gastronomia gaúcha volta a movimentar o cenário da capital federal com a 29ª edição da Expotchê, a maior feira de artigos da região fora do Rio Grande do Sul (RS).
“Este ano será a volta da tradicional Expotchê. Por isso, nossa campanha vem com a chamada ‘Quem tem saudade, vem!'”
Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, promotora da Expotchê
Assim, com o tema “Quem tem saudade, vem!”, o evento reunirá quase 300 expositores, shows e outras atrações culturais da região Sul de 3 a 12 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). Na feira, será possível degustar vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras iguarias, além da possibilidade de comprar artigos de lã e de couro.
O evento também contará com espaços temáticos, como:
- Espaço Tchê Bier: dedicado aos amantes de cerveja e de chopp. Um dos espaços mais cobiçados do evento, terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante pode passar horas tomando cerveja, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan.
- Praça do Vinho: o público da Expotchê poderá degustar ainda os vinhos e espumantes especiais da vinícola Garibaldi, de Bento Gonçalves, diretamente da Serra Gaúcha. Mais de 50 rótulos estarão à disposição do público para consumo em taças ou em garrafas, a preços especiais, entre eles a linha Moscatel, Vinhos Reserva e Espumantes Chardonnay.
- Praça do Pão: colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, prepararão as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante o evento.
- Praça do Chocolate: uma ilha inteira de chocolates de Gramado será montada, com o tradicional fondue de chocolate com morangos e chocolates em barra, em vários formatos e recheios.
E se todas essas opções já não fossem atrativas o suficiente, todos os dias, na primeira hora, a entrada será franca. E quem estiver vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, não paga para entrar.
Fortalecimento da agricultura familiar
Com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo do governo do Rio Grande do Sul, o público poderá prestigiar estandes com produtos produzidos por pequenos produtores da agroindústria e da agricultura familiar.
Selecionados e coordenados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), 15 grupos trarão queijos temperados; queijos coloniais; parmesão de 6 e de 12 meses; ricota e nata; sucos integrais de uva, laranja, bergamota e abacaxi; sucos de polpas de frutas nativas como guria, pitanga e uvaia; entre outros produtos.
Os visitantes ainda poderão conhecer roteiros turísticos da região, apresentados pela secretaria de Turismo do Rio Grande Sul, e também prestigiar aulas com chefs preparando ao vivo pratos da gastronomia típica e shows do Grupo Tholl.
Outra tradição do evento são os shows musicais de grandes artistas. Este ano, entre outros nomes, o palco principal receberá Nenhum de Nós e Chimarruts.
Sentimento de retomada
Não é à toa que a Expotchê 2022 traz como tema “Quem tem saudade, vem!”. De acordo com o coordenador dos 15 municípios da agroindústria familiar participantes, Jocimar Rabaioli, o evento já tem marca registrada no DF. “São quase 30 anos de tradição. Há muito tempo, a feira carrega saberes, sabores e culturas gerais do Rio Grande do Sul. Para nós, é uma oportunidade ímpar fazer com que a comunidade de Brasília se reencontre com nossos povos.”
A gaúcha Marli Taube, de 52 anos, que mora em Brasília há mais de três décadas, não vê a hora de voltar ao evento. “Eu praticamente fui a todas as edições daqui. A Expotchê me traz memórias da infância, com as bebidas típicas, danças tradicionais e a gastronomia marcante, como o arroz carreteiro, quentão e até a sobremesa sagu. Quem for, já vai esperar pelas próximas edições”, destaca.
Mas não é só o pessoal do Sul quem está com saudades, o nordestino residente na capital federal Nikson Rocha, 37 anos, está contando os dias. “A cultura gaúcha é muito bacana, porque envolve comidas típicas de ponta e danças bem diferenciadas. De um tempo pra cá, as apresentações têm me impressionado, algo que, antes, não me impactava tanto.”
29º edição da Expotchê
Data: 3 a 12 de junho
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília)
Horário: de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h
Entrada: R$ 25 a inteira e R$ 12,50 a meia-entrada
*Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca. Crianças até 7 anos não pagam