metropoles.com

Colégio investe em programa que prepara jovens para o futuro

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular, projeto do Marista João Paulo II incentiva estudantes a serem protagonistas da própria história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Professora de roupa azul ensina alunos
1 de 1 Professora de roupa azul ensina alunos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dos maiores desafios dos jovens é descobrir qual carreira irá seguir no futuro. Porém, com o rápido avanço tecnológico, inúmeras mudanças podem ocorrer no mercado até o momento da escolha da profissão. De acordo com estudo da Dell Technologies, 85% das profissões que existirão até 2030 ainda serão criados. Visando preparar os estudantes para este novo contexto, o Colégio Marista João Paulo II tem como pilar o desenvolvimento completo por meio do Projeto de Vida, que aborda desde o autoconhecimento até possibilidades de vivências profissionais.

Conforme Marcos Scussel, diretor da instituição, o currículo está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecida para o ensino médio, a partir do 1º ano, com uma dinâmica de ensino voltada ao protagonismo, à autonomia e à corresponsabilidade do estudante.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O Colégio Marista João Paulo II estimula os estudantes a serem protagonistas

Projeto de Vida
Com o desejo em ser professora acadêmica e especialista em Direitos Humanos, a estudante do 1º ano do ensino médio Dalila Louise Correa, 15 anos, conta que o método de ensino do Marista João Paulo II a direcionou e a fez amadurecer a vontade de seguir na profissão. “Em uma das primeiras aulas de Filosofia aprendi sobre Direitos Humanos e me encantei com o assunto”, conta. Há três anos no colégio, a jovem também exalta a oportunidade de poder vivenciar projetos que a tiram da zona de conforto.

O projeto de monitoria é incrível. Posso ajudar outros estudantes com disciplinas que tenho mais facilidade e ser ajudada por eles. Porém, é necessário ter planejamento e organização

Dalila Louise Correa, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio
Rafaela Felicciano/Metrópoles
“Muita da minha vontade em dar aula é devido à admiração que tenho pelos meus professores”, conta a jovem Dalila Louise Correa

O Projeto de Vida do Colégio Marista João Paulo II visa preparar e orientar os jovens para o futuro, tanto no campo profissional quanto pessoal. Segundo a coordenadora pedagógica do segmento Janete Cardoso, no momento em que o estudante ingressa no ensino médio, há um foco maior em qual carreira seguir, porém, ressalta que essa escolha deve ser construída ao longo da vida escolar. “Nosso papel é orientar os estudantes a fazerem a melhor escolha. Com o mundo de hoje, não podemos pensar que a carreira profissional é única e que deve ser levada para a vida inteira”, conta.

Janete acrescenta que vivemos em uma sociedade em que é possível escolher entre um leque de opções. “Não há uma rigidez na escolha para o futuro. Essas atualizações da BNCC estimulam até adultos a retomarem os próprios projetos de vida”, diz.

4 imagens
A estudante Dalila participa do projeto de monitoria
Lá, é possível ensinar e aprender com outros estudantes
A jovem afirma que participar do projeto aguçou mais a escolha da futura profissão
1 de 4

Janete Cardoso, coordenadora pedagógica, conta que a escola orienta os estudantes a tomarem as melhores decisões

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

A estudante Dalila participa do projeto de monitoria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Lá, é possível ensinar e aprender com outros estudantes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

A jovem afirma que participar do projeto aguçou mais a escolha da futura profissão

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Experiências reais
Não importa a idade, questionamentos e dúvidas são comuns ao longo da vida. Projetar o futuro não é uma tarefa fácil. Porém, é na juventude que grande parte dos elementos e das possibilidades são oferecidas para que a escolha seja a mais certeira possível. E é nesse estímulo aos estudantes que o Colégio Marista João Paulo II se destaca.

Os amigos Gabriel Binder, 15 anos; Lara Schneider, 16; e Alexandre Caracciolo, 16, participam ativamente dos programas oferecidos pelo colégio e concordam que as oportunidades possibilitam mais autonomia e melhor direcionamento para as escolhas futuras. Um desses projetos é o de simulação de organismos internacionais e nacionais, em que os estudantes são estimulados a estudar a cultura, a política e os pontos de vista de diferentes países. “O ambiente de debate, onde precisamos defender o ponto de vista de um país, que muitas vezes não é o que concordamos, nos possibilita expandir a mente”, destaca Alexandre.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gabriel Binder (atrás), Alexandre Caracciolo e Lara Schneider

Para Lara, o grupo de voluntariado é o que mais a atrai. “Poder ajudar e ver o quanto o nosso trabalho é reconhecido traz uma sensação incrível. Não importa quantos artigos a gente escreva, nada vai superar a possibilidade de ajudar o próximo”, enfatiza a jovem que também participou do projeto de iniciação científica.

Matriculado no colégio há um ano e adepto a novidades, Gabriel diz que sentiu um grande crescimento pessoal após ter ingressado no programa. “O Marista está sendo um divisor de águas na minha formação. Vivenciar todos os projetos faz com que possamos tirar dúvidas reais do que queremos para o nosso futuro”, conclui.

As diferentes ramificações e possibilidades de projetos oferecidos pela escola é um fator estimulante para os estudantes, como conta o diretor do colégio, Marcos Scussel.

O projeto de vida é uma sequência. Por isso, fazer boas escolhas deve ser uma competência trabalhada desde a base. Como educadores, nosso papel é orientar os estudantes e mostrar as conexões entre as realidades, as escolhas e o futuro fortalecidas pela vivência nos projetos.

Marcos Scussel, diretor do Colégio Marista João Paulo II
Rafaela Felicciano/Metrópoles
“Nosso objetivo é ajudar os estudantes a se nortearem nas escolhas”, conta Marcos Scussel, diretor do colégio.

Participação dos pais
A participação dos pais no processo de crescimento dos estudantes também é fundamental. Por isso, a instituição oferece e estimula encontros que vão além das reuniões pedagógicas. “Criamos as ‘Rodas de Conversa’, em que debatemos assuntos da atualidade com os pais, indo além de conversas sobre a rotina escolar”, conta o vice-diretor educacional Luiz Gustavo Mendes.

A escola realiza ainda, trimestralmente, um encontro com o Conselho de Pais, um grupo representativo que se reúne para discutir questões que possam estimular ações inovadoras da instituição de ensino. “É um encontro totalmente construtivo e participativo, entre Marista João Paulo II e os responsáveis, no qual são discutidas temáticas relevantes para o aprimoramento das práticas do colégio”, completa.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
“Temos uma relação muito próxima aos pais. Trimestralmente, há vários tipos de encontros com o intuito de melhorar a escola”, conta Luiz Gustavo Mendes, vice-diretor

Tradição de ensino
O Colégio Marista João Paulo II, fundado em 1997, é uma instituição de referência da cidade. Atualmente, conta com mais de 1,6 mil estudantes, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e oferece ensino em período integral.

A instituição integra o Instituto Marista, tradicional rede de ensino mundialmente conhecida, com 202 anos de atuação, e presente em 82 países. O processo de ensino e aprendizagem é baseado em atividades que possam tornar o estudante protagonista do próprio futuro, além de incentivar valores como simplicidade, solidariedade e espiritualidade.

Localizado na Asa Norte, em Brasília, o Marista João Paulo II conta com uma equipe de mais de 300 educadores e uma área de 15 mil metros quadrados. As matrículas para o ingresso na instituição em 2020 estão abertas.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
As matrículas do Colégio Marista João Paulo II para 2020 estão abertas

Colégio Marista João Paulo II

Site: Colégio Marista João Paulo II
Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube
Telefones: (61) 3426-4600 | 3426-4601 | 3426-4602
WhatsApp: (61) 99381-7671
E-mail: jopa2@maristas.org.br
Endereço: Asa Norte – SGAN 702, Bloco B​​

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?