metropoles.com

Cirurgia de catarata resgata qualidade de vida ao reverter cegueira

Visitas regulares ao oftalmologista ajudam a evitar a doença, que pode levar à perda da visão de forma silenciosa

Divulgação
CBV – Hospital de Olhos – cirurgia de catarata
1 de 1 CBV – Hospital de Olhos – cirurgia de catarata - Foto: Divulgação

atualizado

Você sabia que a catarata é a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 47,8% dos casos. No Brasil, são registrados a cada ano, em média, mais de 400 mil novos casos. Ela provoca a perda progressiva da visão, podendo ser imperceptível pelo paciente nos estágios iniciais. A boa notícia é que há cura para o problema.

A doença é provocada pelo processo natural da opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos, o que, em geral, ocorre conforme o envelhecimento. Essa alteração é extremamente comum e pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas.

“A catarata mais comum é a senil, que costuma atingir após os 60 anos de idade. Mas também existem causas congênitas, traumáticas e medicamentosas. Os sinais iniciais são a piora da visão, que o óculos não é capaz de corrigir”, explica o médico oftalmologista especializado em cirurgia de catarata do CBV-Hospital de Olhos, Durval Carvalho.

2 imagens
A catarata é provocada pelo processo natural da opacificação do cristalino
1 de 2

A catarata é provocada pelo processo natural da opacificação do cristalino

Divulgação/CBV Hospital de Olhos
2 de 2

A catarata é provocada pelo processo natural da opacificação do cristalino

Divulgação/CBV Hospital de Olhos

Entre os sintomas comuns estão: visão nublada e dupla, diminuição da visualização do contraste de objetos e sensibilidade à luz. Além disso, a vista cansada é uma das consequências. Com o avanço da doença, as dificuldades aumentam progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, podendo evoluir, em alguns casos, até a cegueira. “Embora tenha um desenvolvimento lento, essa enfermidade pode variar de indivíduo para indivíduo”, ressalta o especialista Durval.

Médico oftalmologista especializado em cirurgia de catarata do CBV-Hospital de Olhos, Durval Carvalho

Atividades simples do dia a dia como ler, escrever, dirigir e até pegar objetos que estão próximos se tornam um desafio. Para piorar, a catarata pode ser silenciosa, não apresentando sintomas, por isso a importância da visita frequente ao oftalmologista para avaliar os riscos e o desenvolvimento de doenças oculares precocemente.

Tratamento e cura da catarata

A cirurgia é a única solução para tratar os casos “maduros” e até de cegueira provocados pela catarata. O CBV-Hospital de Olhos, renomado centro de tratamento e diagnóstico de olhos em Brasília, conta com um moderno e bem equipado centro cirúrgico capacitado para fazer todos os procedimentos necessários em caso de diagnósticos e tratamentos nas mais diversas patologias oculares.

As técnicas cirúrgicas evoluíram bastante nos últimos anos e um dos procedimentos com maior grau de recomendação é o implante de lentes intraoculares (LIOs) para reposição do cristalino natural, pois permite uma rápida recuperação e melhor qualidade da visão.

“Antes, o paciente passava por incisões na córnea que chegavam a 10 mm. Hoje, com a evolução das LIOs, que podem ser implantadas dobradas, contamos com pequenas incisões de 2 mm, que juntamente com a facoemulsificação –  a catarata é quebrada e aspirada por meio de um aparelho de ultrassom -, diminuiu os riscos e complicações da cirurgia de catarata”, explica Durval Carvalho.

Já o uso do laser Femtosegundo elimina a utilização de bisturis, garantindo uma cirurgia mais precisa e controlada que a técnica manual. A tecnologia é ajustada de forma individualizada e, de acordo com as imagens fornecidas em tempo real por um tomógrafo integrado, faz as incisões necessárias e também a fragmentação da parte interna do cristalino. O procedimento é feito com anestesia local e não são necessários pontos de sutura nem curativos. Complicações no pós-operatório são raras.

O avanço tecnológico também possibilitou que a cirurgia da catarata seja aproveitada para corrigir outros problemas de visão, como a presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia. A lente intraocular, que substitui o cristalino opaco, pode ser personalizada de acordo com o grau necessário para corrigir a visão, livrando o paciente dos óculos, na maioria dos casos.

Com os avanços, é possível tratar em definitivo a catarata. Não existe limite de idade para a cirurgia, e, em situações específicas, a operação é indicada precocemente, quando, por exemplo, o indivíduo tem o cristalino como causa de aumento da pressão intraocular. Por isso, vale enfatizar a necessidade de procurar um oftalmologista para diagnósticos precocemente. O CBV-Hospital de Olhos conta com profissionais altamente gabaritados da oftalmologia e tecnologia de ponta.

CBV Hospital de Olhos

Site | Facebook | Instagram
Telefone/WhatsApp: (61) 3214-5000
E-mail: cbv@cbv.med.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?