metropoles.com

Cíntia Ramos: a mulher por dentro do jogo

Empresária “abre o jogo” sobre as adversidades enfrentadas como mãe de Endrick, a jovem promessa do futebol brasileiro

Divulgação
Fotografia colorida mostrando mulher olhando para estádio de futebol-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando mulher olhando para estádio de futebol-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

Aos 43 anos, Cíntia Ramos Souza, mãe do jogador Endrick, compartilha uma história de luta, resiliência e fé. “Essa é a história que antecede os sonhos, que um dia foram apenas a necessidade de sobrevivência”, afirma Cíntia ao relembrar a chegada a Brasília, onde começou a construção dos valores que moldariam a vida do filho, que hoje é avaliado em 60 milhões de euros, cerca de R$ 366 milhões.

Em uma conversa com a reportagem, a mãe e empresária revela os desafios que enfrentou para apoiar o filho, da infância em Brasília ao estrelato no Palmeiras.

Fotografia colorida mostrando mulher sentada conversando-Metrópoles

Como foi ver o crescimento do seu filho no esporte e saber que muito foi graças a você?

Tudo foi muito desafiador, mas sempre procurei ser o alicerce dele. Minha participação está nos valores, na disciplina e em tudo que transmiti a ele. Sempre batalhei por ele, e ver os frutos disso é algo divino. Aqui foi onde lutei e sonhei, onde cada passo dado tinha o peso da esperança por dias melhores. Hoje, estar aqui e ver tudo o que conquistamos me faz acreditar que valeu a pena cada sacrifício.

Como está a expectativa de vê-lo jogar no mesmo estádio em que sua família começou?

O sentimento é de imensa gratidão. Retornar a este lugar é extremamente gratificante. Saber que estarei na arquibancada, onde antes trabalhei, assistindo o meu filho jogar, é algo inacreditável. Quando penso que, ao sair daqui, estava decidida a seguir em frente, hoje percebo que Deus planejou tudo para que meu filho pudesse estar jogando aqui.

Fotografia colorida de mulher sentada em sofá-Metrópoles

Existe alguma figura materna que a inspirou a posicionar-se na gestão da carreira da sua família e, consequentemente, na de Endrick?

Um dos meus grandes exemplos é a mãe do Cristiano Ronaldo. Admiro muito a postura dela como matriarca.

Qual é a maior lembrança da senhora nos momentos de vaivém do Endrick para as peneiras e escolinhas, antes dele conseguir vaga no Palmeiras?

São muitas memórias. Lembro-me de levá-lo do Céu Azul até a rodoviária, correndo o risco de não conseguir voltar. Graças a Deus, todos foram muito bons conosco e nos ajudaram da forma que puderam, mas tínhamos medo e muita vontade de fazer dar certo. Recordo dele ainda pequeno, comendo rápido para não perder o ônibus, e de toda a disciplina que sempre demonstrou ter.

Fotografia colorida mostrando mulher dentro de casa próxima do portão-Metrópoles

A história de Cíntia é uma lição de perseverança e coragem. Ela é muito mais do que a mãe de um fenômeno do futebol, é a força silenciosa por trás de uma trajetória de sucesso que está apenas começando. “Se eu conseguir inspirar ao menos uma mãe, uma mulher, então tudo já valeu a pena”, ressalta.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?