atualizado
Com o avanço da ciência e tecnologia, o aluno de 2023 não é o mesmo de 1983. As competências e habilidades sociais exigidas não são mais as mesmas. Dessa forma, as escolas, ao longo dos anos, precisaram se adaptar e se transformar para garantir que os estudantes garantissem as aprendizagens.
As instituições, então, começaram a oferecer aulas mais dinâmicas e recursos que permitem a participação dos alunos – que deixaram de ser um elemento passivo na relação com a aprendizagem e se tornaram protagonistas, passaram a ser encorajados a questionar, a pôr a “mão na massa” e a dar feedbacks para que a escola busque um aprimoramento contínuo.
O Colégio Sigma é uma escola que tem tradição sem ser tradicional. Em 40 anos de história, vem investindo em inovação sem perder a identidade. É uma instituição que visa à formação integral, que prepara estudantes não só para provas e vestibulares, mas, também, para exercerem a cidadania e contribuírem, de forma positiva, com a sociedade na qual estão inseridos.
Dedicada a contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens competentes, autônomos, criativos, conscientes e preocupados com o bem comum. Por isso, tem adotado práticas, programas e mudanças na infraestrutura para estimular formas de aprendizado efetivas para as próximas gerações.
Do espaço físico ao currículo, tudo é planejado para que os estudantes sejam agentes ativos na própria formação e capazes de construir o próprio pensamento. O alto índice de aprovação dos estudantes em vestibulares de universidades públicas e privadas de todo o país é um reflexo dessa formação integral.
A cada ano, o Colégio Sigma revisita a própria prática pedagógica, sempre avaliando em que precisa mudar, se transformar e manter o que faz de melhor. Todos têm voz, contribuem e avaliam os projetos – estudantes, famílias e colaboradores. A escola se preocupa em formar cidadãos globais. E, para isso, desenvolve um trabalho de excelência, que estimula a sensibilidade e a reflexão crítica de crianças e jovens para serem capazes de reconhecer a diversidade e de estabelecer uma convivência ética e responsável.
Dessa forma, surgiu o programa de ensino bilíngue, que está entrelaçado à história e à essência da escola. Foram anos de estudos de metodologias para entregar um projeto completo para as famílias, com foco em formar adultos para atuar em um mundo que está em constante mudança, capaz de atuar em diferentes contextos culturais, entendendo e apreciando a pluralidade.
A escola acredita que cada estudante pode transformar o próprio potencial em grandes realizações. Por isso, oferece um olhar individualizado, para que eles tenham segurança para desenvolver o próprio potencial ao máximo em qualquer área que escolherem.
Liliana Antunes, formada em Pedagogia na Universidade de Brasília – UnB e Pós graduada especialista em Educação Especial pelo Instituto SABER. Atua na área de Educação há mais de 20 anos. Atualmente é coordenadora Pedagógica Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Sigma.