metropoles.com

Ceilândia se prepara para O Maior São João do Cerrado

Maior festa junina fora de época do país, o evento será de 12 a 15 de setembro e reunirá grandes artistas do Distrito Federal e do Brasil

Divulgação
Imagem colorida - O maior São João do Cerrado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - O maior São João do Cerrado - Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

De 12 a 15 de setembro, Ceilândia receberá a 16ª edição da maior festa junina fora de época do país, O Maior São João do Cerrado (OMSJC). A banda Mastruz com Leite, considerada um dos grupos de forró mais tradicionais do Brasil, abre a programação no palco principal. Até domingo, Bicho de Pé, Iohanes, Negão Chandon, Flavinho Casca de Bala e Banda Magníficos se revesarão, garantindo noites de muita música e alegria.

Artistas do Distrito Federal completam a programação do palco principal. Nilson Freire, Alisson e Aryel, Rick e Rangel e Nego Rainer estão entre as grandes atrações da festa. A programação cultural também conta com as apresentações circenses e shows no coreto e nas ilhas de forró.

Nesta 16ª edição, O Maior São João do Cerrado homenageará um dos grandes expoentes da xilogravura no mundo, o artista J. Borges, que faleceu em julho aos 88 anos. Em 2014, o palco principal da festa foi ilustrado com as obras do artista. O tributo é apenas uma das surpresas de 2024.

Evento gigante

Desde a estreia, OMSJC já reuniu mais de 4 milhões de pessoas, 1.640 horas de música e 26 mil artistas contratados. A cada edição são gerados 100 mil watts de som e 300 mil watts de luz são consumidos. Além de fomentar a cultura, o festival estimula a economia. Só em 2023, foram gerados 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

Para a organizadora, Edilane Oliveira, o evento é uma celebração da arte e da alegria. “O Maior São João do Cerrado é um grande palco da cultura popular em pleno Planalto Central, inteiramente voltado às famílias brasilienses”, explica.

Segundo a produtora, só quem já viveu a experiência de uma festa de São João no Nordeste brasileiro compreende a importância dos festejos juninos.

“É quase impossível encontrar um migrante nordestino que não sinta saudade da sua terra quando junho se aproxima. O São João é um presente para o brasiliense e, sobretudo, para o povo nordestino”, destaca a produtora.

Ceilândia

Capital do Nordeste no Distrito Federal, Ceilândia tem, na formação, a segunda maior comunidade nordestina do país fora do Nordeste. Caminhar pelas ruas, feiras e praças da cidade é encontrar um pedacinho da região em cada esquina. E não haveria lugar mais adequado para erguer o grande palco da festa.

“Muitas pessoas já disseram que eu deveria levar O Maior São João do Cerrado para o Plano Piloto, para o centro da cidade. Mas Ceilândia é a casa do São João”, afirma Edilane Oliveira.

O evento conta com intérpretes em libras, audiodescrição, plataforma elevada para pessoas com mobilidade reduzida e estacionamento exclusivo para PCD. O Maior São João do Cerrado é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI).

Programe-se:

Quinta-feira – 12/9

Pé de Cerrado
Abertura Oficial
Sanfona Lascada
Queima de Fogos
Bicho de Pé
Nilson Freire
Edu Boneco
Mastruz com Leite

Sexta-feira – 13/9

Boka de Sergipe
Elite do Cerrado
Rick e Rangel
Edu Boneco
Iohanes

Sábado – 14/9

Negão Chandon
Leandro Kato
Nena Queiroga
Guilherme Silva
Alisson e Aryel

Domingo – 15/9

Flavinho Casca de Bala
Sabugo de Milho
Nego Rainner
Si Bobiá a Gente Pimba
Banda Magníficos

16º O Maior São João do Cerrado

Data: 12 a 15 de setembro
Local: QNN 12 (ao lado do estádio Abadião) – Ceilândia Sul (DF)
Horário: 18h – abertura dos portões

Entrada gratuita

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?