atualizado
A CasaCor Brasília de 2022 celebrou 30 anos de história de um jeito especial. Pela primeira vez a mostra se instalou na Arena BRB/Mané Garrincha, palco de grandes jogos de futebol e eventos nacionais e internacionais. Durante dois meses, os apreciadores de arte e das novidades do meio arquitetônico puderam conferir no local as principais tendências em design, mobiliário, objetos e paisagismo, além de lançamentos em acabamentos, revestimentos e iluminação.
O espaço “Bem aqui, logo ali… Espaço Finitura”, conhecido também como Casa Finitura, foi um dos destaques e trouxe a maior ambientação de todos os tempos. Em cerca de 1.000 m², na tendência de Casa Loft, foi promovida a fluidez em ambientes que se conectam. Foram dois andares com uma suíte, sala de jogos, terraço, cozinha gourmet e living, além de um jardim e espelho d’água. A entrada da Casa já causava impacto com uma porta de quase 4 m de altura e 2 m de largura. O lugar foi edificado em ferro, com paredes de vidro e forte ligação com a natureza.
CasaCor Brasília 2022
Este ano, os arquitetos participantes exploraram o tema Infinito Particular em 52 ambientes que fizeram referência às casas biográficas. O intuito foi priorizar sensações que foram ainda mais valorizadas por causa da pandemia: o bem-estar físico, mental e espiritual, bem como a harmonia, o conforto e o equilíbrio.
O público pôde aproveitar e se inspirar em diferentes espaços, desde salas, quartos, cozinhas e mirantes com vista para o gramado do estádio até pontos comerciais como restaurante, cafeteria, joalheria, loja de artigos artesanais e estande de vendas para resort. Mais de 200 mil pessoas visitaram a mostra em 60 dias de exposição.
Premiação
A festa de premiação da CasaCor é uma tradição e nessa 30º edição em Brasília, além da participação de grandes nomes da arquitetura da capital, como Denise Zuba, a mostra abriu as portas para novos talentos.
Neste ano, foram premiados os projetos executados nas categorias sala, cozinha, quarto, banheiro, projeto mais original, projeto mais ousado, melhor projeto de uso público, melhor projeto de uso comercial, melhor projeto CasaCor e menção honrosa.
Conheça os ganhadores:
- Sala: Abito Blu – BRB Seguros, por Elisa Fraga, Guilherme Bussamra e Marcelo Marcolino
- Cozinha: Abito Blu – BRB Seguros, por Elisa Fraga, Guilherme Bussamra e Marcelo Marcolino
- Banheiro: Suíte de Hotel Suíte 11, por Ana Paula Onzi
- Quarto: Quarto Infinito, por Maria Araújo Arquitetura e Design
- Projeto Mais Original: Sala de Banho, por Eduardo Brito
- Projeto Mais Ousado: Clube Coral, por Leo Romano
- Melhor Projeto de Uso Público: Praça CasaCor, por Depieri Paisagismo
- Melhor Uso Comercial: Ateliê do Joalheiro, por Matheus Alves e Luciana Canalli
- Melhor Projeto CasaCor: Deca Experience, por Miguel Gustavo
- Menção Honrosa CasaCor Brasília 30 anos:
Bem aqui, logo ali…, por Denise Zuba Arquitetos Associados;
Mi Casa, Su Casa, por Zardo Arquitetura e Interiores;
Calmaria, por Angela Castilho Arquitetura Interiores;
Casa da Colina, por Ney Lima + Walléria Teixeira; e
Particu-LAR e Infinito, por Hélio Albuquerque.
Bem aqui, logo ali…. Espaço Finitura
Denise Zuba, que foi quem assinou o projeto “Bem aqui, logo ali…. Espaço Finitura”, explica que idealizou um ambiente que pudesse ser um verdadeiro refúgio com uma característica nômade, ou seja, que pode ser deslocado para diferentes locais: campo, praia, áreas urbanas, entre outros.
Apesar de 30 anos de experiência em projetos na CasaCor e com o prêmio de Menção Honrosa por toda a trajetória, Denise Zuba considera que a interação do espaço com o estádio foi uma novidade e um desafio que trouxe ainda mais inspiração.
“Tivemos cerca de 60 dias para criar um ambiente que interagisse com Brasília e com os pilares dessa arquitetura robusta do estádio, um dos monumentos mais bonitos da cidade. Gosto da ideia do menos é mais, ou seja, menos ostentação, menos excessos e mais esculturas naturais. Por isso, levei a natureza para dentro da Casa, numa ideia de simbiose dos seres vivos”, ressalta.
Mesmo com parcerias de grandes artistas plásticos e designers, a arquiteta buscou configurações que tivessem interferências da natureza.
Imponência, sofisticação e minimalismo
A obra foi feita sem alvenaria, ou seja, não houve uso de tijolo, pedra e cimento na parte estrutural. Para isso, foram utilizadas vigas e barras em ferro e vidro.
A AC Coelho Materiais para Construção esteve à frente da obra durante todos os três meses de preparação e construção. O revestimento e iluminação da casa ficaram por conta da Finitura Acabamentos, que comemora o quarto ano de CasaCor como referência no mercado de produtos de luxo.
Para Rodrigo Coelho, diretor administrativo do grupo AC Coelho, a ideia de investir em uma casa tão ampla e espaçosa veio da inspiração do próprio estádio. Na visão do diretor do grupo, o saldo de tanto investimento este ano foi positivo do ponto de vista comercial, de relacionamento e de visibilidade com os clientes.
É um projeto muito complexo desde a concepção até a execução e como sabíamos que seria uma mostra imponente, acompanhamos essa ideia. Recebemos muitos feedbacks positivos e elogios que reforçam o nosso compromisso com a qualidade e a sofisticação a partir de parcerias importantes como a que fizemos este ano com a Denise Zuba, uma das maiores arquitetas do Brasil
Rodrigo Coelho, diretor administrativo da AC Coelho.
Finitura Acabamentos
A Finitura Acabamentos é uma loja de finos acabamentos em Brasília, referência no mercado com produtos premium. Reconhecida por itens de luxo e por proporcionar uma experiência única aos clientes e profissionais da arquitetura, design e decoração.
Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIA), Trecho 2, Lotes 845/875
Telefone: (61) 3106-3700