atualizado
Viver sob duas rodas é sinônimo de liberdade e adrenalina. É também uma alternativa para sair da rotina e se conectar com amantes desse universo. Essa é a marca principal do maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week (CMW).
Democrático, o CMW congrega ideias, amantes de motocicletas e do rock. Em rota há 20 anos, o festival proporciona experiências inéditas a cada edição, todas elas: sociais, musicais, culturais, econômicas e sustentáveis.
Neste ano, o Capital Moto Week bateu recorde de investimentos: R$ 20 milhões, o que representa aumento de 20% em relação ao ano passado.
A Cidade da Moto ocupará 320 mil m² no Parque de Exposições da Granja do Torto. Assim, a expectativa é receber quase 900 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo.
Em 2024, o Capital Moto Week será de 18 a 27 de julho. Os 10 dias de CMW contarão com mais de 110 shows de diversas vozes do rock nacional. Entre elas, Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Massacration, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Blitz e Fernanda Abreu. Inclusive, a banda Sepultura está em turnê de despedida e se apresentará pela última vez em Brasília.
Para colocar o CMW de pé, a organização calcula que 17 mil postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados em 2024, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
Atrações
O Capital Moto Week se destaca como ponto de encontro para entusiastas das duas rodas e da música dos quatro cantos do Brasil: desde a primeira edição, já passaram pelo CMW mais de 6 milhões de pessoas de diversos países e de todos os continentes.
“Para os que amam festivais, o Capital Moto Week é uma experiência diferenciada por sua atmosfera única! É uma celebração marcada pelo espírito de irmandade, que reflete a essência da comunidade motociclista.”
Pedro Franco, CEO do Capital Moto Week
De acordo com o CEO, o Capital Moto Week atinge a maturidade e se consolida como plataforma estratégica de conexão entre o público e as marcas. Ele afirma que o principal objetivo desta edição é entregar experiências com padrões internacionais e garantir que os patrocinadores estejam bem posicionados para performar cada vez melhor.
O festival também promove o maior passeio motociclístico do mundo. No último dia do Capital Moto Week, as motos saem do complexo e tomam as ruas de Brasília. Inclusive, em 2023, 35 mil motos percorreram pontos turísticos da cidade e retornaram à Granja do Torto para celebrar os últimos instantes na Cidade da Moto.
Velho conhecido do público, não poderia faltar o Camping Ville, um espaço onde o público pode se estabelecer com barracas, e conta com infraestrutura para alimentação e banheiros.
A novidade de 2024 é que o CMW traz o Camping Ville Outdoor. O espaço fica em uma área externa cercada e dispõe de 64 barracas montadas e confortáveis para duas pessoas.
O novo estilo de acomodação inclui lençóis, fronhas, travesseiros e colchões infláveis. Além disso, os hóspedes terão direito a banheiro privativo, fontes de energia elétrica e iluminação para desfrutar do festival com conforto e praticidade.
Como de costume, o CMW também oferece uma experiência gastronômica completa com mais de 30 restaurantes distribuídos pela Cidade da Moto. Atendendo às sugestões do público, a organização inova nas opções, que incluem café da manhã, petiscos, fast food, churrasco, pratos sofisticados e doces, além de alternativas vegetarianas e veganas.
O Capital Moto Week se dedica, ainda, ao público mais jovem e infantil. Inclusive, o espaço Moto Kids é aberto para crianças de todas as idades. Haverá atrações como roda gigante, booster, torre, tirolesa, além de um parque de infláveis inédito.
Acessibilidade e inclusão
O Capital Moto Week faz questão de garantir que todos os participantes, independentemente de habilidades ou necessidades, possam desfrutar plenamente do festival. “Juntos, estamos construindo um espaço onde a diversidade e a acessibilidade são celebradas, promovendo uma experiência única e acessível no Capital Moto Week”, reitera Franco.
Entre as ações, haverá entrada gratuita para pessoas com deficiência (PCD) e um acompanhante; disponibilização de dois estacionamentos com vagas reservadas próximas aos principais acessos; concierge exclusivo para oferecer suporte personalizado às pessoas com deficiência; e rota acessível, incluindo sinalização e rampas acessíveis.
Até a praça de alimentação foi projetada para ser acessível, com mesas adaptadas para cadeiras de rodas e um amplo espaço para circulação. Sem contar a audiodescrição de cardápios, o que torna mais acessível a escolha de refeições para pessoas com deficiência visual.
Sustentabilidade
Desde 2019, o Capital Moto Week baniu o uso de isopor, copos descartáveis e outros materiais que não permitem reciclagem ou compostagem ou que podem apresentar um aumento desnecessário de resíduo gerado. Não por acaso, hoje o festival é Lixo Zero, reconhecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Zero Waste International Alliance.
Dentro do complexo, há um centro de triagem onde é feita a correta destinação dos resíduos. Em 2023, foram tratadas mais de 36 toneladas de materiais, sendo 24 toneladas de reciclados e 12 toneladas de materiais orgânicos compostados.
Segundo o CEO, todo ano as emissões de carbono do CMW são zeradas. “Tudo o que acontece no Capital Moto Week é contabilizado, para que, no término, façamos uma grande ação de plantio de árvores, compensando na totalidade as emissões geradas”, explica.
Capital Moto Week
Quando: 18 a 27 de julho
Onde: Parque Granja do Torto – Brasília (DF)