metropoles.com

Cama para cachorro: tecido, formato e tamanho influenciam na escolha ideal

Tipo de material e modelos como iglu, colchão ou almofada são fundamentais para garantir o bem-estar do pet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Na foto, um cachorro dentro de uma cama pet em formato de abacaxi - Metrópoles
1 de 1 Na foto, um cachorro dentro de uma cama pet em formato de abacaxi - Metrópoles - Foto: Getty Images

Muitas vezes, eles preferem o aconchego do sofá, o colchão dos donos e, até mesmo, o chão do que a própria caminha para dormir. Mas, não pense que o hábito é sinal de que é possível dispensar uma boa cama para o melhor amigo. Em geral, à noite costuma ser o momento em que eles procuram pelo próprio espaço. Por isso, é importante comprar um produto que o animal goste e se adapte. Caso o companheiro de estimação ainda não tenha uma caminha de qualidade, confira as nossas dicas para fazer a escolha certa e algumas opções que selecionamos para você.

Lição 1: Os cães precisam de uma cama com tamanho, formato e material adequados

cachorro dormindo no sofá

A cama é um local em que o cachorro demarca, deixando o cheiro, a identidade dele. Nela, o animal se sente confortável psicologicamente e fisicamente, além de ser um lugar aconchegante para o descanso. No entanto, o que é agradável para um, pode não ser necessariamente para outro. Da mesma forma, um material considerado seguro e apropriado para um pet pode trazer problemas para outro. Portanto, avalie os aspectos abaixo antes de tomar uma decisão.

  • Como saber o tamanho ideal?

Primeiramente leve em consideração o porte do pet. Em segundo lugar, pensar no estilo de dormir do cão é uma parte importante da escolha. Cachorros que ficam completamente esparramados precisam de um local maior. Se o animal gosta de se aconchegar, no entanto, precisará de uma caminha menor e com encostos ao redor para se apoiar. Uma boa dica é medir o cão, do focinho até o começo do rabo, além da altura e comprimento em diferentes posições. Então, adicione, em média, 15 centímetros para determinar o comprimento (ou o diâmetro) da caminha que for escolher.

  • Qual o formato mais adequado?

Ao contrário do que muitos imaginam, existem diferentes formatos de cama e com funções distintas. Hoje, é possível encontrar desde as tradicionais retangulares até aquelas em formato de toca. Para escolher o tipo ideal é necessário levar em consideração: a raça, os hábitos do pet, o tipo de pelagem – curto ou longo – e o clima da cidade onde se mora. Para cães que tendem a sentir mais frio, o ideal é procurar um modelo tipo toca ou iglu, por exemplo.

  • O material é importante?

Sim! Sempre verifique se o material é atóxico e hipoalergênico para evitar danos à saúde do animal. Além disso, leve em consideração se o cachorro gosta de morder ou roer as coisas. Para cães que moram em locais mais quentes, as camas com material mais fresco são essenciais. Já os que estão em locais mais frio, o ideal é optar por produtos com as laterais mais altas ou no estilo cabana.

Lição 2: Agora que você já sabe os passos para escolher a caminha ideal para o pet, selecionamos algumas opções.

Cama suspensa: Uma das melhores opções para os cães que costumam destruir as caminhas. Além disso, o fato de ser suspensa do chão facilita na hora da limpeza.

Cama toca: Ideal para cães que gostam de se sentir bem protegidos. Em geral, também costumam ser mais quentinhas.

Cama retangular: São as mais conhecidas e usadas, pois se adequam à maioria dos animais. As laterais um pouco mais altas dão a sensação de proteção e os cães adoram.

Cama oval: Assim como as retangulares, elas são as queridinhas dos tutores e pets. Além de confortáveis, contam com as laterais mais altas para maior comodidade do animal.

Cama almofada ou colchonete: Muito boa para cachorros de porte grande e que se esticam ou se espreguiçam enquanto dormem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?