atualizado
Cada pessoa tem um jeito especial de chamar a própria casa. Uns a chamam de cantinho, outros de lar, alguns de apê, tem quem chame até de goma, refúgio, cafofo. Cada um chama de um jeitinho diferente. De toda forma, o que mais importa é poder chamar de seu e, para realizar essa conquista, todos podem chamar a CAIXA.
A assistente administrativa Jussara Bhering, de 57 anos, por exemplo, refere-se à dela, em Belo Horizonte (MG), como “casa” mesmo. Para ela, ter a própria moradia sempre esteve entre os sonhos de vida, e o maior significado da conquista, inclusive, é ter segurança.
“Para mim, mudar para a minha própria casa significou uma alegria muito grande. Afinal, não tive mais a preocupação de ter de desocupar um imóvel a qualquer momento e ser obrigada a reprogramar toda a minha vida”, ressalta.
A profissional relembra que só foi possível transformar o sonho em realidade graças ao serviço habitacional da CAIXA.
“Como eu não tinha o valor total para a compra, a CAIXA me ajudou com a possibilidade de financiamento. Só na minha família, já são três imóveis financiados pelo banco”, complementa.
Como Jussara, um dos principais sonhos, se não o maior, de todo brasileiro é conquistar a casa própria. Inclusive, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,6% da população mora em domicílios próprios e já pagos.
A CAIXA é reconhecida por ser o banco da habitação, e tem a intenção de continuar contribuindo para a progressão dessa estatística. Afinal, viabiliza o sonho da casa própria para milhões de brasileiros.
Só em 2023, ajudou a tornar possível o sonho da casa própria para quase 3 milhões de pessoas. Além disso, os financiamentos impactam positivamente diversos setores da economia, como, por exemplo, o da construção civil, que no mesmo ano teve 1,3 milhão de empregos gerados.
Banco da habitação
Para os brasileiros, a CAIXA é considerada o banco da habitação. Isso porque a instituição oferece um serviço especializado para a aquisição da casa própria, possibilitando o atendimento da necessidade básica de moradia digna, direito fundamental assegurado na Constituição Federal.
Com a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável do país, a CAIXA se firma como um banco público que se diferencia pela amplitude de atuação.
Jussara explica que, para aqueles que estejam pensando em financiar uma casa ou um apartamento, vale a pena já estreitar laços com a CAIXA para entender como o processo funciona.
“Eles oferecem uma gama de serviços e produtos, então é interessante conhecê-los para, depois, dar esse passo maior”, reforça.
Por esse motivo, é importante se planejar, por meio do site caixa.gov.br/habitacao ou no App Habitação CAIXA, para fazer simulações e conhecer as linhas de crédito mais adequadas ao seu perfil.
O usuário pode contar também com todo o suporte do App Habitação CAIXA para acompanhamento e manutenção de contratos de financiamento imobiliário, alteração da data de vencimento das parcelas, verificação das prestações em aberto e emissão de boleto ou código de barras para pagamento, redução do prazo ou do valor da prestação, utilização do saldo do FGTS no financiamento e até negociação de parcelas em aberto.
As opções de serviços são por autoatendimento, ou seja, sem necessidade de deslocamento à agência. Tudo direto do smartphone. No total, são mais de 50 serviços disponíveis. Entre as vantagens, estão:
- Contrato: é possível acompanhar o contrato a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Simulação: o usuário pode simular o financiamento habitacional.
- Financiamento digital: o cliente pode solicitar o financiamento digital, modalidade em que faz o cadastro, envia a documentação, seleciona o canal de atendimento e acompanha o processo pelo aplicativo.
- Liquidação: o cliente pode fazer consulta do valor atualizado para liquidação, na data escolhida, e emissão de boleto ou cópia do código de barras para liquidação antecipada com recursos próprios.
- FGTS: há a possibilidade de fazer a simulação e utilização do FGTS para liquidação, amortização e pagamento de parte da prestação.
O aplicativo está disponível para Android, no Google Play, e para iPhone, na App Store.
*Conteúdo patrocinado pela CAIXA.