metropoles.com

Tire suas principais dúvidas sobre o Cadastro Único

Por meio do programa, governo federal mapeia famílias de baixa renda ou em situação de pobreza para que tenham acesso a benefícios sociais

Divulgação MDS/ Sergio Amaral
Imagem colorida - pobreza atinge cerca de 30% dos brasileiros - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - pobreza atinge cerca de 30% dos brasileiros - Metrópoles - Foto: Divulgação MDS/ Sergio Amaral

atualizado

Com o lema “Conhecer para construir”, desde 2001, o Cadastro Único é um mecanismo utilizado pelo governo federal para mapear as famílias em situação de pobreza ou de baixa renda no Brasil, além de possibilitar que a população tenha acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família e descontos na conta de luz.

O Cadastro Único é focado, principalmente, em famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo. E atualmente conta com mais de 30 milhões de famílias cadastradas, o que prova que o programa ainda tem muita relevância para reverter a desigualdade no país.   

Só para ter ideia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros pobres é de 31,6% da população, enquanto a proporção de pessoas em extrema pobreza chega a 5,9%.

Contudo, apesar de ser um serviço útil para a população brasileira, muitas famílias ainda não têm acesso ao Cadastro Único ou têm dúvidas sobre como funciona. Diante desse cenário, o Metrópoles separou as dúvidas mais frequentes sobre o programa. 

Principais dúvidas sobre o Cadastro Único

Como fazer o cadastro? 

Para fazer o cadastro, o responsável pela família precisa ir pessoalmente até o posto de atendimento da cidade onde a família reside, levando os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa e um comprovante de residência. Cada pessoa deve estar cadastrada com a própria família.

É por meio das informações que estão no Cadastro Único que o governo avalia em qual programa social a família precisa estar inserida. 

Existe renda máxima para ter acesso ao Cadastro Único? 

As famílias que vivem com renda mensal de até R$ 660 podem e devem ser cadastradas. Porém, famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de outros programas ou serviços específicos.

Para saber se a sua família tem direito a esses benefícios sociais, é preciso fazer um cálculo simples: a soma da renda de todas as pessoas que moram na casa dividida pelo número de pessoas que moram com você. O resultado precisa dar até R$ 660.  

Além disso, o cadastramento leva em conta se as famílias fazem parte de povos e comunidades tradicionais ou de grupos específicos. Entre eles, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua. 

Imagem colorida - pobreza atinge cerca de 22% da população brasileira - Metrópoles

Para quais programas o Cadastro Único dá acesso?

O Cadastro Único é a porta de entrada para programas sociais do governo federal: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Carteira de Pessoa Idosa, e muitos outros benefícios.

Como atualizo o meu cadastro? 

Após fazer o primeiro cadastro, é muito importante manter os dados atualizados. O cadastro desatualizado pode acarretar até mesmo na perda do direito aos benefícios.

Para isso, de dois em dois anos, é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de cadastramento da cidade para fazer uma atualização. Além disso, qualquer mudança no estado civil, status de emprego e até número de filhos deve ser avisada. 

Para saber se as informações sobre a sua família estão atualizadas, e até mesmo acessar o comprovante de cadastramento, é só baixar o aplicativo do Cadastro Único ou visitar o site cadunico.dataprev.gov.br.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?