atualizado
O DF é o quinto maior polo náutico do país em embarcações, com mais de 42 mil registros segundo dados da Acobar e da Marinha do Brasil. Junto ao restante da região Centro-Oeste, ou seja, com Mato-Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, eles somam mais de 89,5 mil barcos de lazer e representam 15% do total de barcos registrados no Brasil, que é de 594.739.
São mais de 42 mil km de águas interiores no Brasil, com 80% propícias à navegação. Então, por que não desbravá-las para “além do litoral”?
O Lago Paranoá, em Brasília (DF), por exemplo, é um dos principais cartões postais do país e foi escolhido pelo Grupo Náutica para sediar a primeira edição do Brasília Boat Show no Centro-Oeste, de 14 a 18 de agosto, na Concha Acústica.
Os principais nomes da náutica nacional e internacional, como Fibrafort, NX Boats, Mestra e Ventura estarão reunidos no evento para apresentar as principais novidades e lançamentos em embarcações para esportes e lazer.
Esta edição terá um formato boutique, com estaleiros expondo embarcações na água e em terra. Inclusive, já estão confirmados test drives de barcos, jets, veículos e UTVs, que são utilitários 4×4.
A experiência náutica será para toda a família, incluindo playground, tenda musical e vila gastronômica.
Só em 2023, o circuito de eventos Boat Shows foi responsável por movimentar em torno de 70% dos negócios náuticos no país.
Segundo a diretora do Grupo Náutica e Boat Show Eventos, Thalita Vicentini, o grupo está preparando muitas atrações para o Boat Show.
“Além de experiência náutica completa, teremos atividades aquáticas com o objetivo de promover a diversidade náutica e atrair o público de todo o Centro-Oeste”, adianta.
Thalita afirma que Brasília é um importante polo náutico brasileiro, que é um demonstrativo do enorme potencial das águas interiores para o turismo e economia.
“O público da região já está integrado a essa cultura, que é a de aproveitar atividades esportivas e de lazer nas águas, além de serem consumidores exigentes que buscam produtos cada vez mais confortáveis e tecnológicos”, explicita.
O Brasília Boat Show, o primeiro do Centro-Oeste, chega para contribuir com a náutica na capital do país com atrações para os mais variados estilos, desde pequenas embarcações e jets, passando por lanchas a modelos de maior porte.
Assim, o evento é uma grande oportunidade tanto para quem quer comprar a primeira embarcação quanto para quem deseja fazer um upgrade por uma nova e maior.
Atrações
Uma megaestrutura de píeres e passarelas flutuantes, exclusiva para a promoção de Boat Shows e eventos internacionais, será montada.
Os entusiastas dos esportes náuticos também poderão conferir de perto novidades mundiais para pesca, mergulho e aventura.
Um dos destaques são os jets de alto desempenho e o primeiro jet elétrico do Brasil, apresentados por fabricantes e representantes como Yamaha, BRP e Ventura. As opções servirão para testes e manobras nas águas dos “mares brasilienses”.
Já no shopping náutico, motores, acessórios, itens para manutenção e inúmeras tecnologias embarcadas também serão grandes atrativos, apresentados pelas marcas Grow Deck, Marine Center, Agroquímica Kelsons e Kapazi Náutica, além de confirmada a participação também do empreendimento Kiaroa Residence. Tudo isso, sem contar os estandes flutuantes, exclusividade do Grupo Náutica no país por meio da Metalu.
Na visão da diretora do Grupo Náutica, o investimento em Brasília, em uma estrutura única, se deu porque o grupo acredita no potencial da região para o desenvolvimento do setor náutico.
“Ao contrário dos demais boat shows realizados em marinas e centros de eventos, estamos desenvolvendo uma megaestrutura náutica flutuante ‘do zero’, em uma área pública belíssima, ao lado da Concha Acústica, com muitas atrações para crianças e adultos. Com isso, Brasília entra para o calendário náutico com o principal evento do gênero do Centro-Oeste brasileiro.”
Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica e Boat Show Eventos
Outra atração confirmada é o playground com a temática da campanha assinada pelo Ziraldo (in memoriam) “Só jogue na água o que o peixe pode comer”.
Em parceria com a Revista Náutica, a campanha marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, a iniciativa foi batizada de “Campanha do Peixinho”.
A partir daí, transformou-se em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos que contêm a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica.
Próximas aventuras
O calendário de eventos náuticos nacionais deste ano segue a todo vapor. Confira os próximos:
- São Paulo Boat Show
Maior evento náutico da América Latina
19 a 24/9 – São Paulo (SP)
- Salvador Boat Show
Maior evento náutico do Nordeste
6 a 10/11 – Salvador (BA)
- Foz Internacional Boat Show
Principal evento náutico da Tríplice Fronteira
28/11 a 1/12 – Foz do Iguaçu (PR)
Brasília Boat Show
Quando: de 14 a 18 de agosto
Onde: Concha Acústica no Lago Paranoá – Brasília (DF)
Boat Show Eventos
O Boat Shows Eventos é organizador das edições “Boat Shows” promovidas no Rio de Janeiro, São Paulo, Itajaí, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu.
Em 2023, os eventos Boat Show atraíram um público de quase 100 mil pessoas e foram responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e acessórios concretizadas no Brasil.
Já o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina; e a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo.